Terceiro Trimestre da Gravidez


terceiro trimestre da gravidez

O terceiro trimestre, que vai  das 29 semanas até ao final da gravidez, é o que se torna mais cansativo fisicamente para a mãe, devido ao aumento do volume do bebé no útero.

Às vezes torna-se muito difícil para a mulher adormecer, pela dificuldade que sente em encontrar uma posição confortável. De todas as posições para dormir, a mais indicada é de lado, sobre o coração (lado esquerdo), com a perna esquerda esticada e a direita ligeiramente dobrada, apoiada na cama.

Próximo das 36 semanas, o bebé dá a volta, ficando a cabeça virada para baixo, encaixada na pélvis. Esta mudança de posição do bebé origina uma pressão sobre a bexiga da grávida, aumentando, consequentemente, o número de vezes que esta sente necessidade de urinar.

O bebé continua a crescer ao longo o terceiro trimestre, nomeadamente o cabelo, as unhas e os dentes, sendo que os olhos também já abrem e fecham.

São também criados neste último trimestre depósitos de gordura no bebé, preparando-o para o nascimento.

Os pulmões são os últimos a completar o seu ciclo de desenvolvimento. Embora o bebé faça movimentos respiratórios, os pulmões estão aptos para trabalhar sozinhos, fora do ventre da mãe, somente a partir da 38ª semana de gestação – quando a gravidez passa a ser considerada de termo.

É normal o nascimento do bebé dar-se pela 40ª semana, mas há casos em que a gravidez pode ir até às 42 semanas, altura em que o parto será induzido, caso não ocorra naturalmente.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>