Primeiro Trimestre da Gravidez


1 trimestre da gravidez

O primeiro trimestre de gravidez vai desde a fecundação até às 12 semanas de gestação.

Durante este período, a mulher mal tem tempo de se preparar psicologicamente para a gravidez. É frequente saber que está grávida já com algumas semanas de gravidez, uma vez que o útero ainda não sofreu qualquer alteração visível e a barriga ainda não está saliente; a mulher tem alguns sintomas de desconforto físico próprios desta fase, mas nem sempre consegue associá-los à gravidez.

Um dos principais sintomas da gravidez é a grávida sentir-se cansada, podendo notar um ligeiro formigueiro (que se pode tornar desconfortável ou até doloroso) e um aumento dos seios.

As náuseas são outro dos sintomas que ocorrem frequentemente, podendo manifestar-se a qualquer momento do dia, além dos conhecidos enjoos matinais. A causa das náuseas é o aumento dos níveis hormonais que se faz sentir nesta fase.
No entanto, nem todas as mulheres grávidas se sentem nauseadas, pois cada organismo reage de forma diferente às alterações hormonais que ocorrem durante o primeiro trimestre. Para minimizar ao máximo as náuseas, deverá comer regularmente e tomar refeições ligeiras.

Durante o primeiro trimestre de gravidez, a gestante também pode ver os seus gostos alterados, com tendência para apreciar sabores intensos, como o café e alimentos condimentados. Também não é raro, a mulher sentir-se enjoada com odores fortes, sendo que todos os sentidos ficam naturalmente mais apurados quando a mulher engravida.

O coração do bebé começa a bater por volta da quinta semana, seguido-se a formação do intestino, os brotos dos braços e pernas e os primórdios de olhos e ouvidos.

Enquanto a mãe passa por mudanças, o primeiro trimestre é para o bebé, ainda embrião, uma fase de rápido crescimento e desenvolvimento.

Às seis semanas, o embrião mede aproximadamente 20 mm. Às 12 semanas mede 100 milímetros, estando a maioria de seus órgãos já formados.É neste período que o cérebro e o sistema nervoso se desenvolvem e, por isso, é recomendado que a mãe tome suplementos de ácido fólico, a fim de evitar que o bebé nasça com defeitos do tubo neural, como a espinha bífida.

Embora muitas vezes relativizado, o primeiro trimestre é o período da gestação mais importante, pois é quando o bebé começa a desenvolver-se. É por isso que a mãe não deve tomar qualquer medicação que possa interferir com o desenvolvimento do bebé e o consumo de álcool deve ser evitado ao máximo.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>