Primeiro Trimestre da Gravidez

Durante este período, a mulher mal tem tempo de se preparar psicologicamente para a gravidez. É frequente saber que está grávida já com algumas semanas de gravidez, uma vez que o útero ainda não sofreu qualquer alteração visível e a barriga ainda não está saliente; a mulher tem alguns sintomas de desconforto físico próprios desta fase, mas nem sempre consegue associá-los à gravidez.
Durante o primeiro trimestre de gravidez, a gestante também pode ver os seus gostos alterados, com tendência para apreciar sabores intensos, como o café e alimentos condimentados. Também não é raro, a mulher sentir-se enjoada com odores fortes, sendo que todos os sentidos ficam naturalmente mais apurados quando a mulher engravida.
O coração do bebé começa a bater por volta da quinta semana, seguido-se a formação do intestino, os brotos dos braços e pernas e os primórdios de olhos e ouvidos.
Enquanto a mãe passa por mudanças, o primeiro trimestre é para o bebé, ainda embrião, uma fase de rápido crescimento e desenvolvimento.
Às seis semanas, o embrião mede aproximadamente 20 mm. Às 12 semanas mede 100 milímetros, estando a maioria de seus órgãos já formados.É neste período que o cérebro e o sistema nervoso se desenvolvem e, por isso, é recomendado que a mãe tome suplementos de ácido fólico, a fim de evitar que o bebé nasça com defeitos do tubo neural, como a espinha bífida.
Embora muitas vezes relativizado, o primeiro trimestre é o período da gestação mais importante, pois é quando o bebé começa a desenvolver-se. É por isso que a mãe não deve tomar qualquer medicação que possa interferir com o desenvolvimento do bebé e o consumo de álcool deve ser evitado ao máximo.
Deixar uma resposta