O que acontece na sala de parto?


o que acontece na sala de parto

O parto é um momento único na vida de qualquer mulher e deve ocorrer de forma tranquila, no maior conforto possível e com a privacidade que a grávida desejar. O local mais procurado e seguro para o nascimento do bebé é a sala de partos, com o devido acompanhamento médico.

A sala de partos deve estar previamente equipada com o material necessário para todo o trabalho do parto, mas também deve estar preparada para qualquer imprevisto que possa surgir, tanto para a mãe como para o bebé.

A grávida dá entrada na sala de partos antes do bebé nascer, ou seja aquando do início da primeira fase do parto, com o aparecimento das contrações uterinas de forma regular, frequente e dolorosa. Todas as fases do parto devem ser acompanhadas por uma equipa médica especializada e preparada para ajudar ao nascimento do novo ser.

Após o nascimento do bebé, o primeiro passo deve ser a aspiração das secreções do recém-nascido, na boca e nas narinas, de modo a que o bebé consiga respirar de forma apta e independente. Em seguida, é estabelecido, o primeiro contacto íntimo com a mãe e, uma vez cortado o cordão umbilical, o bebé acaba, de certa forma, com o seu sustento primário.

sala de parto

De seguida, o médico pediatra analisa o bebé, desde a frequência cardíaca, à respiração, estrutura física, muscular, reflexos e cor da pele. A todo este conjunto de avaliações damos o nome de teste de apgar. Este teste é aplicado no primeiro minuto após o nascimento, sendo reaplicado após cinco minutos de vida do bebé.

Após esta primeira avaliação, estando todos os parâmetros estão dentro das expectativas normais, o bebé é limpo, vestido e entregue à mãe, para que o amamente e aconchegue.

Enquanto o médico pediatra presta os primeiros cuidados ao bebé, o médico obstetra termina a última fase do parto, expulsão da placenta, e a fazer uma primeira revisão do estado da mãe após o parto. Caso tenha sido feita a episiotomia (corte na região do períneo para ampliar o canal de parto e evitar um rasgamento irregular com a passagem do bebé), é nesta altura que é suturada.

Ainda na sala de partos ou numa adjacente, e agora em pleno repouso, a mãe deve amamentar o bebé, recuperar da anestesia, caso lhe tenha sida administrada e controlar eventuais sangramentos ou alterações que possam surgir. Durante todo este tempo de repouso e recuperação, a mãe é avaliada frequentemente pela equipa médica ou de enfermagem.





  1 Comment

Uma Resposta para O que acontece na sala de parto?

  1. AMANDA CRISTINA SAPUCAIA SANTOS diz:
    meu sonho e ser mae e venho lutando a quase tres anos e nao consigo gostaria de conhecer um ginicologista otimo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>