Necessidades Nutricionais durante a Gravidez


necessidades nutricionais durante a gravidez

A gravidez é o período mais maravilhoso da vida de uma mulher e, ao mesmo tempo, um dos que exige maior responsabilidade no sentido de manter um estilo de vida saudável. A nutrição durante a gravidez é uma componente fundamental e a alimentação deve ser o mais natural possível.

É costume pensar-se que a mulher grávida deve “comer por dois”. Mas este mito está totalmente errado. A mulher deve, sim, saber quais as necessidades nutricionais próprias da gravidez, para que possa manter uma alimentação saudável, para si e para o seu bebé.

Deverá sempre ter em mente que as opções alimentares que faz durante a gravidez não só irão influenciá-la a si, mas também ao bebé. Como tal, há uma série de cuidados a ter para levar uma gravidez saudável:

  • Antes de mais, se fumar, deverá deixar de o fazer ou reduzir ao máximo a quantidade de nicotina ingerida durante a gravidez.
  • O mesmo cuidado deve ser tomado em relação ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez. Qualquer quantidade de álcool ingerido pode representar um risco para a formação do bebé.
  • Deverá também reduzir a cafeína, que interfere com a absorção de ferro. Não beba mais de 1 a 2 chávenas de café ou bebidas cafeinadas por dia. Prefira os chás de ervas, descafeinado ou infusões de chá.
  • Beba muitos líquidos e coma fibras, a fim de evitar a prisão de ventre.nutrição e gravidez
  • É igualmente importante reduzir o consumo de sal e açúcar. Se tiver uma predisposição natural para engordar e estiver a aumentar de peso acima do que devia durante a gravidez, siga o programa alimentar delineado pelo seu médico para esta fase, que cobrirá todas as suas necessidades nutricionais sem a deixar engordar em demasia.
  • Para evitar os enjoos matinais e a azia durante a gravidez, dê preferência a refeições pequenas e mais frequentes (com intervalos não superiores a 3 horas), em vez de grandes refeições apenas três vezes por dia.

Seguindo estes pequenos princípios, poderá manter uma gravidez saudável, na certeza de cobrir as necessidades nutricionais próprias desta fase.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>