Mudanças na Gravidez


mudanças na gravidez

A gravidez é uma fase em que há grandes mudanças no corpo da mulher, enquanto gera uma nova vida dentro de si.

À medida que o embrião cresce até ser um bebé, o corpo da mulher sofre muitas mudanças. Além dos ajustes necessários para criar espaço para o bebé crescer, a mãe pode sofrer alterações de humor, náuseas, fadiga, estresse e dores nas costas. Todos estes são sintomas normais durante a gravidez, sendo o desconforto maior durante os primeiros meses. No entanto, há que ter em atenção que, como todas as mulheres são únicas, os sintomas podem não ser os mesmos que outra mulher sofre durante o período de gestação.

Mudanças que se fazem sentir em cada trimestre da gravidez

A gravidez divide-se em três fases fundamentais, cada uma delas marcada por características e mudanças próprias no corpo da mãe e na evolução do bebé. Cada uma destas fases equivale a um trimestre, que assinalam uma nova etapa de mudanças na gravidez.

O primeiro trimestre vai até ao final da semana 12 e é um período fulcral no desenvolvimento do embrião, pois é nesta fase que eclode a vida no ventre da mulher. Durante este período, as reações podem ser diversas:

mudanças na gravidezA mãe pode sentir num período de grandes mudanças e desconforto ao nível físico, ou

  • Poderá passar este primeiro trimestre da gravidez sem notar alterações relevantes que a levem a saber que está grávida.

O segundo trimestre cobre 13 semanas de gestação – desde o início da 13ª até ao final da 26ª semana. Caracteriza-se por ser o período de maior deleite para a mulher, uma vez que já passaram os desconfortos físicos do início da gravidez, a barriga já está saliente mas não causa ainda transtornos. Além disso, é neste trimestre que a mulher sente o bebé mexer pela primeira vez.

No terceiro trimestre, que vai do início da 27ª semana até ao final da gravidez, é novamente uma fase em que a mulher sente o desconforto das mudanças que ocorrem no seu corpo. O feto fica cada vez maior e, além de ocupar mais espaço na barriga, o que causa transtornos à mulher em termos de movimento, está também mais pesado, sobrecarregando a coluna da grávida e originando frequentes dores nas costas.

Mas não é só a mulher que vive estas mudanças durante a gravidez, o próprio bebé sofre diversas alterações à medida que cresce e se desenvolve na barriga da mãe.

Cada trimestre da gravidez acarreta novas mudanças e é vivido de forma diferente. No entanto, todos eles são um marco no desenrolar do milagre da vida que acontece no ventre materno.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>