Hemorróidas durante a Gravidez

Hemorróidas durante a gravidez

Durante a gravidez a mulher sofre grandes alterações hormonais devido à preparação que o corpo tem de fazer para acolher a vida que cresce dentro de si.

Grande parte das mulheres têm hemorróidas pela primeira vez quando estão grávidas ou, se já há uma predisposição natural para as ter, durante a gravidez tendem a agravar-se. No entanto, elas não surgem repentinamente, desenvolvem-se com o tempo e existem vários fatores que podem levar à sua ocorrência:

  1. Em grande medida, o aumento da produção de hormonas femininas, especialmente da progesterona, que produz um relaxamento geral dos músculos, leva a que as paredes internas do intestino também sejam afetadas, proporcionando o aparecimento/agravamento das hemorróidas.
  2. Verifica-se um aumento do volume sanguíneo e da pressão exercida nas veias que se situam abaixo do útero, devido ao peso do feto. Desta forma, o fluxo sanguíneo torna-se mais lento, podendo mesmo estagnar em alguns pontos, originando um inchaço das veias ou até o seu rompimento, especialmente nas zonas mais propícias, como o reto e as pernas.
  3. Há também que ter em conta a obstipação, que afeta grande parte das mulheres nesta fase. Sendo as fezes mais duras e volumosas, há um esforço maior para a sua expulsão e, como as veias do reto e ao redor do ânus estão inchadas, pode surgir uma rutura.
    É, por isso, muito importante que a grávida na sua alimentação fibras, bastante água e também que pratique exercício físico para prevenir a obstipação.
  4. A questão da hereditariedade é outro factor que influencia o surgimento das hemorróidas.
  5. Por fim, estar sentada em superfícies duras durante muito tempo, pegar em grandes pesos ou estar em pé durante muito tempo poderão também contribuir para a sua manifestação.

Existem dois tipos de hemorróidas: as internas e as externas, sendo a distinção feita de acordo com a sua localização.

  • As hemorróidas internas localizam-se dentro do canal anal, na parte terminal do reto; normalmente não são dolorosas e há uma grande tendência para ocorrer sangramento.
  • As hemorróidas externas caracterizam-se por serem vasos que se dilatam, tornando-se salientes no canal anal, em redor do ânus. Esta característica leva a uma grande sensibilização na região, o que se pode tornar muito doloroso.

Principais sintomas:

  • Comichão em redor do ânus;
  • Dor, ardor e desconforto durante e imediatamente após uma evacuação;
  • Sensação de não ter evacuado completamente;
  • Inchaço visível em redor do ânus;
  • Descarga de muco

Cuidados a ter durante a gravidez:

  • Ingira muitas fibras (cereais, frutas e vegetais frescos) para reduzir o risco de prisão de ventre;
  • Corte nas gorduras (especialmente nas gorduras animais), nos alimentos ricos em açúcar e nos alimentos refinados ou processados;
  • Beba muita água – cerca de oito a dez copos por dia;
  • Faça exercício físico regularmente – caminhadas e ioga são actividades muito boas, mas deverá ver com o seu obstetra qual a modalidade mais aconselhada para si;
  • Faça exercícios para a zona pélvica e anal, contraindo os respetivos músculos durante alguns segundos e soltando-os de seguida (faça séries de 25 contrações);
  • Evite manter-se muito tempo de pé ou sentada (se a sua profissão a obrigar a permanecer sentada, levante-se de hora a hora e ande um pouco);
  • Deite-se virada sobre o lado esquerdo para aliviar a pressão das veias rectais e facilitar o regresso do sangue das zonas inferiores do corpo;

Para aliviar o desconforto das hemorróidas:

  • Ao longo do dia, mergulhe a zona pélvica em água morna durante 10 a 20 minutos, (a água tépida pode ter um efeito bastante calmante);
  • Se as hemorróidas forem externas, deverão retroceder por si ao fim de algum tempo, mas poderá acelerar o processo e suavizar o desconforto, conduzindo a veia dilatada para o interior com o dedo (embebido em creme gordo), após ter lavado devidamente a zona afetada com água tépida;
  • Sempre que possível, faça uma cuidadosa limpeza local com água morna e sabonete neutro quando evacuar. Caso tenha dificuldade em adotar esta medida, use papel higiénico macio e branco, pois o colorido provoca mais irritações (poderá mesmo usar toalhitas, para não causar tanta fricção);
  • Use uma pomada anti-hemorroidal, que tem características analgésicas locais e anti-inflamatória. Poderá adquiri-la nas farmácias ou em lojas de produtos naturais, mas será sempre recomendável pedir o aconselhamento do seu obstetra.





  14 Comments

14 Respostas para Hemorróidas durante a Gravidez

  1. Silvia diz:

    Eu tive essa coisa, agora em agosto, com 5 meses, e tive que passar por uam cirurgia. Operei dia 17 e estou até hj sofrendo com a recuperação. Chegou ao ponto de eu ter que fazer minhas necessidades em pé, pois não consigo sentada, simplesmente trava tudo.
    Sinto mta, mas mta dor mesmo. Não uam ez que não choro ao ir ao banheiro.

  2. rose diz:

    Estou tendo essa porcaria. Tive com 4 meses e agora com 5 meses; estou sofrendo muito! Definitivamente, isso nao e de Deus, é muita dor.

  3. Vera diz:

    Estou com o mesmo problema, começou no quinto mês, deu uma amenizada mas agora no oitavo voltou com tudo, acredito que devido ao peso da barriga.Meu problema são as coceiras que me deixam maluca, não doem, mas o que coça,as pomadas que meu GO e a procto indicaram só piora a coceira, só alivia com banho quente, porque nem banho de assento devido ao tamanho da barriga consigo fazer mais…..nesse caso é desenvolver paciência e começar meditação, senão perco as estribeiras.

  4. VIVIANE diz:

    Nossa, tive uma gestação super tranquila, sem nenhum problema.
    Agora estou de 36 semanas e muita coisa aconteceu, inclusive ter hemorróidas. Isso é muito ruim, é uma dor cruel fora o desconforto… não sei mais o que fazer………….

  5. jessica diz:

    Estou com 8 meses de gravides, tenho hemorróidas e não consigo evacuar. O que eu posso fazer para passar isso?

    • Luana diz:

      Cara Jessica, estou entrando no 6 mes e sei bem o que é isso pois nao é meu primeiro filho.
      Aconselho que vc tente relaxar mais pois tua cabeça tem que estar bem pra aceitar isso, coma mamão e laranja com o bagaço pois ajudará vc a evacuar com facilidade e só vá ao banheiro se realmente tiver vontade que teu intestino fará o trabalho com maior facilidade.
      Ah, e nao esqueça da água, beba no minimo 8 copos de água por dia, mesmo que nao esteja com sede, ok?
      Espero ter ajudado!

  6. Lu diz:

    Olá.
    Pesquisando na internet encontrei um tipo de cirurgia para hemorroidas chamado THD (Desarterialização Hemorroidária Trans-anal). Parece ser muito menos invasivo e menos doloroso do que o método tradicional. E penso que, para nós gravidas, seja uma opção a considerar pois dizem que o pòs-operatorio é imediato, no outro dia você já está em casa, livre do incómodo e livre das dores.
    Converse com seu médico.

  7. Priscila diz:

    Olá pessoal, estou com 3 meses e hj percebi sintomas de hemorroidas externas. Devo antecipar minha consulta do pré-natal ou dar para esperar 30 dias?

  8. Dodora diz:

    Estou de 5 meses sofrendo muinto com esse maldito bromlema tenho vontade de morrer a cada evacuaçao pelo amor de de deus alguem me ajuda.

  9. Bruna diz:

    Eu estou com 30 semanas de gestação e a uns 3 dias comecei a ter sintomas de hemorroidas ,é um caroço muito incomodo dificulta muito a vida,mesmo sentar ja ta complicado,alguem sabe como diminuir o inchaço??!!!

  10. renata diz:

    Tenho problema com hemorróidas desde o começo de minha gravides estou de 9 meses e continuo sofrendo. A dor é bastante, não consigo evacuar tenho medo de ficar fazendo muita força… só quem passa por isso sabe o quanto é doloroso.

  11. Danielly diz:

    Eu tenho gravidez de risco, mas gracas a Deus consegui segurar minha gestacao e esta tudo bem. Mas eu sempre sofri com o intestino preso, e com a gravidez ficou pior, eu nao tomo mais vitaminas de pre natal desde o quinto mes de gestacao justamente por isso. nem comendo fibra em alimento, fibra empo, fibra em capsula, fibra de tudo quanto e maneira nao estava funcionando. Agora as 36 semanas de gestacao o trem ficou feio, eu tenho sensacao terrivel de que estou com vontade de evacuar todo tempo. mesmo usando todotipo de fibra, eu ja enfiei ate a magueirinha do chuveiro no anus para retirar as fezes e elas nao saem. Entao percebi, que a hemorroida nao e so por fezes, e tambem por causa da cabeca do bebe encaixada no utero, fica pressionando o intestino, e assim o anus tb.
    Imagina que eu trabalho como faxineira e toda hora, a cada forcinha tenho que correr pro banheiro e colocar o negocio pra dentro.
    Me ensinaram a usar a poupa da babosa, vc pode conserver na geladeira, e tb o proprio gelo. USE gelo meninas.

  12. Daniela diz:

    Meu Deus, estou de 37 semanas e faz umas três semanas q começou a hemorroidas, só quem passa mesmo para saber a dor q é… muito desconfortável eu n keria mostrar para o medico d vergonha, mais n vai ter jeito, só ele pode me ajudar.. não to aguentando.. ainda bem q ja ta perto da minha menina nasce, engraçado q na minha gravidez do meu pia eu n tive isso, foi tudo muito tranquilo.

  13. luciana diz:

    eu nunca tive nada disso e agr no ultimo mes de gestaçao me saiu essa porcaria q raiva pq doi mto ñ consigo mais sentar nem ficar mto de pe to com medo ate de ir no banheiro devido a dor, qria saber nesse caso eles parto normal pois to morrendo de medo se ñ fazendo força ja ta assim inagina depois entao??

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>