Guia da Gravidez: da 5ª à 8ª semana


primeiras semanas de gravidez

Neste capítulo do guia da gravidez iremos descrever um pouco o que acontece entre a 5ª e a 8ª semanas. Anteriormente abordámos os tópicos de o que fazer depois de saber que está grávida e demos início ao nosso guia, indicando as fases que vão desde a fecundação até ao final da 4ª semana de gravidez.

Acompanhando o nosso guia da gravidez, as futuras mamãs poderão acompanhar de perto o crescimento do seu bebé.

5ª semana de gravidez

Na 5ª semana de gravidez, o embrião já mede sensivelmente 2 mm. É nesta fase que o esqueleto começa a formar-se, bem como o coração. O sistema nervoso central e os músculos começam também a ganhar forma.

A mãe sofre algumas alterações hormonais que podem vir a fazer com que as suas unhas fiquem mais resistentes ou que sinta frequentemente a sensação e vontade de ir à casa de banho urinar. A grávida pode sofrer também de mudanças repentinas de humor, desencadeadas pelas hormonas.

Nesta fase, tente não fazer muitos esforços e tenha uma alimentação equilibrada e saudável. Evite tomar medicamentos sem consultar o seu médico.

6ª semana de gravidez

O embrião na sexta semana de gravidez já pode ter atingido os 4 mm. O coração da criança começa a bater e o cérebro cresce.

Nesta fase, a grávida deve ter especial cuidado com o que come, pois os órgãos centrais do bebé – como pulmões, coração, fígado, intestinos e rins – estão a começar a desenvolver-se, sendo fundamental o aporte de nutrientes necessários. Poderá consultar em guias anteriormente publicados informação pormenorizada sobre a importância da alimentação durante a gravidez e os nutrientes que não podem faltar nesta fase.

7 semanas de gravidez

7ª semana de gravidez

Na sétima semana, o embrião terá crescido rapidamente, podendo chegar aos 13 mm e a pesar 0,8 g. Relativamente aos seus órgãos, estão quase todos formados. Na ecografia já é possível observar os olhos, as orelhas e a boca do bebé, bem como o seu coração a bater a 150 batimentos por minuto. O sangue começa agora circular pelo corpo.

Nesta fase, o bebé começa também a fazer pequenos movimentos, só que a mãe ainda não os sente.

8ª semana de gravidez

O bebé cresce a um ritmo extremamente rápido nestas primeiras semanas, podendo nesta altura medir 20 mm e pesar quase 3 g. Mas nas próximas semanas que vai ocorrer um crescimento ainda mais rápido. É incrível, mas com tão pouco tempo após a fecundação, todas as partes importantes do seu organismo estão formadas, embora ainda não funcionem.

Os dentes e os músculos faciais começam a formar-se e os braços e pernas começam a alongar-se, ficando os dedos mais percetíveis. Caso o bebé seja do sexo masculino, o pénis começa a surgir e a ossada a endurecer. O útero da mãe cresce, mas ainda não é visível.

No fim desta 8ª semana, estão já completos 2 meses de gravidez e, apesar das incríveis alterações ocorridas no útero e no desenvolvimento do embrião, a mãe pode ainda não ter consciência de estar grávida.

Este guia da gravidez permite-lhe consultar as diversas alterações que se registam na evolução do bebé e no seu próprio corpo, ajudando a entender melhor todo este maravilhoso processo que é a formação de um novo ser.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>