Guia da Gravidez: da 33ª à 36ª semana


36 semanas

Cada vez se aproxima mais aquele que é dos momentos mais marcantes e imprevisíveis da vida de uma mulher – o parto. Deve estar preparada, porque a qualquer momento o bebé pode decidir nascer.

Nesta fase da sua gravidez, não deve fazer grandes viagens, nem permanecer durante muito tempo de pé parada. Faça uma caminhada diária, ainda que seja pequena, pois irá ajudar muito no trabalho de parto.

33ª semana de gravidez

O bebé já mede aproximadamente 43 cm de comprimento e pesa cerca de 2 quilos. Começa, também ele, a preparação para o seu nascimento, nomeadamente com o início dos movimentos respiratórios e com o armazenamento de ferro no fígado.

É normal que a mãe sinta vontade ir à casa de banho cada vez com mais frequência, uma vez que o espaço disponível para o funcionamento dos órgãos é cada vez mais reduzido.

No caso de sentir dores fortes, deve contatar o seu médico de imediato, ou dirigir-se à maternidade da sua localidade.

34ª semana de gravidez

Durante esta trigésima quarta semana de gravidez, o bebé continua a sua preparação para o trabalho de parto. Já tem os ossos todos bem fortificados, à exceção dos do cérebro, para facilitarem a passagem no canal vaginal, quando chegar a hora do parto.

A mãe continua a sentir contrações, cada vez mais próximas umas das outras, no entanto apenas vá ao médico quando as contrações foram mais de quatro, compreendidas no espaço de uma hora. Este quadro pode ser sinal de um parto prematuro. A mãe cada vez se sente mais cansada, incomodada e sem fôlego, pois a barriga está a ficar enorme.

35ª semana de gravidez

O bebé, por volta desta semana já deve medir cerca de 45 cm de comprimento e pesar por volta de 2500 gramas. Os pulmões começam a produzir o surfactante, substância que irá fazer com que os pulmões sequem interiormente, deixem de ser imaturos e se preparem para a hora de começar a funcionar.

A mãe continua a sua preparação física e psicológica para o trabalho de parto e para as incertezas dos dias que se aproximam.

semanas 33 a 36

36ª semana de gravidez

O bebé está pronto para o nascimento, e a barriga da mãe começa agora a descer, o que pode contribuir para um aumento das dores de costas.

Se o bebé se estiver a mexer, pode notar-se, por fora, algumas partes do corpo do bebé, especialmente quando ele mexe os pés e tenta empurrar a barriga da mãe para fora.

A mãe cada vez se sente mais ansiosa começa a ter alterações de humor bastante repentinos, cada dia que passa aumentam as dúvidas sobre a incerteza dos momentos seguintes.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>