Guia da Gravidez: da 29ª à 32ª semana


gravidez 29 semanas

É chegado o oitavo mês de gravidez, está a aproximar-se o final… a angústia e a insegurança começam a aparecer em todos os passos. Aproveite estas últimos semanas para descansar o máximo possível e desfrutar deste momento, que é único na sua vida.

É muito importante que faça uma alimentação correta e equilibrada, porque é nesta fase final da gravidez que o seu bebé precisa de mais nutrientes e diversidade de alimentos, para poder crescer e desenvolver-se de forma saudável.

29ª semana de gravidez

Às vinte e nove semanas, o feto já mede aproximadamente 38 cm e pesa cerca de 1250 gramas. Está completamente formado, apenas lhe falta crescer e aumentar o seu peso.

A sua pele começa a ficar cada vez mais lisa, devido à camada de gordura que se vai acumulando, e começa também a ficar com uma cor mais rosada. O seu bebé gosta de brincar com o cordão umbilical e já sonha.

A mãe cada vez se sente mais pesada e inchada. Deve vestir roupa confortável e usar calçado adequado. É de salientar a importância das caminhadas, nesta altura da gravidez, uma vez que ativam todo o sistema sanguíneo e aliviam a sensação de inchaço. Deve ingerir muitos líquidos para manter o seu corpo hidratado e o do bebé também.

30ª semana de gravidez

Por volta da trigésima semana, o bebé já deve estar na posição de cabeça voltada para baixo. Está a engordar e a crescer constantemente e o espaço disponível já não lhe permite muitos movimentos.

feto

A mãe continua a aumentar a dimensão da barriga, sendo que os peitos começam a ficar mais duros, sinal de que estão prontos a amamentar. Quando tiver oportunidade de descansar, deve fazê-lo com as pernas apoiadas sempre um pouco acima da cintura, de forma a evitar a sensação de pernas inchadas.

31ª semana de gravidez

O feto já mede aproximadamente 41 cm e pesa cerca de 1600 gramas. Já não vai crescer muito a partir deste momento, apenas vai engordar e fortalecer toda a estrutura óssea. À medida que o bebé vai engordando, o líquido amniótico vai diminuindo.

Nesta fase da gravidez, a mãe começa a sentir dores nas costas, pois a barriga pesa mais e os músculos começam a contrair e a relaxar, de forma mais forte. É normal começar a sentir algum desconforto para dormir, sendo mais difícil encontrar uma posição que lhe dê descanso e seja confortável, ao mesmo tempo.

32ª semana de gravidez

O feto cada vez se movimenta menos, devido à falta de espaço. No entanto, a mãe sente os seus movimentos muito mais fortes e desconfortáveis, principalmente no final das refeições, quando o estômago está mais cheio.

É normal, por volta desta trigésima segunda semana, começar a sentir algumas contrações uterinas irregulares; no entanto, não se deve preocupar, uma vez que apenas indicam que o útero se está a preparar para o trabalho de parto.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>