Guia da Gravidez: da 25ª à 28ª semana


Gua da gravidez - 25ª à 28ª semana

A gravidez é um dos momentos mais marcantes na vida de qualquer mulher. Neste guia, vamos acompanhar as alterações que se registam, na mãe e no feto, nesta fase que marca o início do sétimo mês de gestação.

Agora que já passaram dois terços do tempo de gestação deve aproveite ao máximo o tempo que ainda lhe resta. Relaxe, ouça música, descanse e pratique exercício físico moderado, para se manter mais calma, relaxada e segura e transmitir esses sentimentos ao seu bebé.

25ª semana de gravidez

Às vinte e cinco semanas, o feto já está mais crescido, deve medir por volta de 32 cm e pesar cerca de 650 gramas. Começa a dar pontapés, empurrões e a querer brincar com o cordão umbilical e com os seus pés.

A mãe sente a barriga cada vez maior, pois o útero já tem o tamanho aproximado de uma bola de futebol. Por esta altura também pode começar a sentir cãibras,  o que é normal pois o feto precisa de bastantes nutrientes e dá bastante desgaste à mãe. Tente descansar o mais possível.

Por volta desta semana, também pode começar a frequentar as aulas de preparação para o parto, são bastante importantes, pois ajudam-na a perceber tudo o que se vai passar quando entrar em trabalho de parto e a saber como reagir perante as diferentes fases.

26ª semana de gravidez

Por volta da vigésima sexta semana, o bebé já pesa cerca de 800 gramas e mede cerca de 34 cm.

A pele deixa de ter a cor avermelhada e o aspeto translúcido e passa a ser mais rosada e espessa. Começa a acumular-se mais gordura, por baixo da pele, tornando-a mais espessa e mais resistente.

O bebé cresce agora rapidamente e o desenvolvimento do cérebro é bastante intenso. Dê, por isso, atenção à sua alimentação para que  o feto possa receber os nutrientes de precisa. Siga uma dieta equilibrada, com muitos grãos, verduras e legumes. Coma alimentos ricos em fibras – como pão, cereais e arroz integral – pois são ricos em vitamina B e ajudam a combater a prisão de ventre.

É por esta altura que o pai pode ouvir o coração do feto bater, quando encostado à barriga da mãe.

27ª semana de gravidez

O feto continua a crescer a bom ritmo e atinge agora cerca de 36 cm, mas já pesa à volta de 1 quilo. Já tem os olhos formados e pode começar a abrir as pálpebras e a piscar os olhos. Cada dia que passa vai-se desenvolvendo e tornando maior e mais forte.

É por esta altura que a grávida começa a sentir-se mais incomodada, pois o peso do seu corpo aumenta, a barriga continua a crescer e a atrapalhar as atividades domésticas e, como a bexiga vai ficando mais apertada, sente vontade de ir à casa de banho mais vezes.

25ª à 28ª semana

Deve começar a preparar o saco da maternidade, pois a qualquer momento o bebé pode nascer.

28ª semana de gravidez

O feto continua a crescer, mede aproximadamente 38 cm e pesa cerca de 1150 gramas. O corpo está agora com uma pele mais brilhante e húmida e a cabeça já está mais proporcional com as restantes partes do corpo.

A barriga da gestante continua a crescer. Por esta altura, pode começar a deitar algum colostro, pelo que será aconselhável ter discos de amamentação para que a humidade não passe para a roupa.

Devido ao aumento do útero, a bexiga e os intestinos ficam com menos espaço para as suas funções. Como tal deve dar privilégio a uma dieta rica em fibras para ajudar à digestão e evitar a prisão de ventre.

A gravidez está a entrar na reta final e o nosso guia acompanha a mãe a cada nova etapa desta maravilhosa fase da sua vida. Continue a acompanhar as nossas publicações para conhecer de perto a evolução do feto e saber o que deve fazer no decorrer do último trimestre.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>