Guia da Gravidez: da 21ª à 24ª semana


21ª a 24ª semana de gravidez

Avançamos no nosso guia da gravidez e estamos já no sexto mês após a conceção. A gestante está a viver uma experiência única e, cada vez mais, consegue sentir a presença do bebé na sua barriga.

É no decorrer deste sexto mês de gravidez que a mãe começa a sentir algumas dificuldades na posição de se deitar, de se sentar e até ao levantar-se.

No final deste mês, se o feto nascesse, ainda que prematuro, teria possibilidades de sobreviver.

21ª semana de gravidez

No decorrer da vigésima primeira semana, o feto continua as suas etapas de crescimento. Já pesa à volta de 350 gramas mede cerca 25 cm. Tem pequenas brincadeiras e mexe-se muito, pois ainda dispõe de espaço no útero.

Os pulmões estão em desenvolvimento. A pele está a crescer e o feto começa a acumular gordura debaixo dela. O sistema sanguíneo já é constituído por um número considerável de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, que começam a preparar a defesa do organismo.

A mãe começa a sentir visivelmente as transformações do seu corpo, é normal sentir algum desconforto na barriga, pois os ligamentos do útero estão a esticar. É comum sentir alguma prisão de ventre e, para a enfrentar, deverá dar preferência aos alimentos ricos em fibras.

22ª semana de gravidez

Dentro da mãe, o feto atinge agora cerca de 400 gramas de peso e 27 cm de comprimento.

Crescem-lhe as sobrancelhas e o cabelo, assim como as unhas das mãos e dos pés. Continua a acumular-se gordura debaixo da pele. É também por volta desta semana que o feto se vai colocar em posição para o nascimento, virando-se de cabeça para baixo.

É normal que a mãe sinta mais fome durante estes dias, uma vez que o feto começa a engordar. No entanto, lembre-se sempre de que é importante manter uma alimentação equilibrada e saudável, comendo para dois (e não por dois!).

23ª semana de gravidez

Com vinte e três semanas de gestação, o feto pesa cerca de 500 gramas e mede 29 cm, aproximadamente.

Já tem os ossos, músculos e outros órgãos completamente formados e começam agora a crescer. Os pulmões continuam o seu processo de maturação.

A barriga da mãe continua a crescer a um ritmo acelerado, como tal vai ficando menos espaço para alguns órgãos, nomeadamente para o sistema digestivo, o que vai dificultar a digestão e pode provocar alguma azia e indisposição. Para tentar prevenir estas situações, faça mais refeições por dia, comendo menos quantidade em cada uma delas.

feto com 24 semanas24ª semana de gravidez

É chegado o fim do segundo trimestre da gravidez.

O feto mede cerca de 28 cm e pesa cerca de 600 gramas. A partir desta semana, o rosto já começa a ter um aspeto mais semelhante ao que vai nascer. Começa a reagir a sons mais fortes, vindos do exterior e a mexer-se mais quando isso acontece.

A partir deste momento, se o feto se nascesse, já teria algumas possibilidades de sobreviver, ainda que em estado prematuro. Com uma estrutura óssea já formada, está agora a tornar-se mais dura e resistente.

Nesta fase da gravidez, é normal a mulher sentir-se mais cansada e com mais dificuldades, para fazer as lides domésticas. Deve pois, descansar o mais que possa, sem descurar a prática moderada de alguns exercícios físicos, para começar a preparar o trabalho de parto.

Continue a acompanhar o nosso guia da gravidez e descubra, semana a semana, o «caminho íntimo» que irá fazer com o seu bebé até ao momento do parto…





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>