Guia da Gravidez: da 16ª à 20ª semana


Guia da Gravidez- da 16ª à 20ª semana

Com este guia poderá acompanhar e/ou entender melhor as alterações que se dão no seu corpo no quarto mês da gravidez e descobrir mais uma fase da maravilhosa vida que cresce dentro de si.

O percurso da gravidez já vai quase a meio e este mês é particularmente agradável e importante, pois pode saber o sexo do seu bebé e além disso pode começar a senti-lo mexer.

16ª semana de gravidez

Na décima sexta semana o feto já mede aproximadamente 12 cm e pesa cerca de 100 gramas. Ainda tem a cabeça bastante grande em relação ao resto do corpo, mas já se começam a diferenciar as orelhas.

Começam a aparecer os primeiros cabelos e a formarem-se as articulações, os ossos começam a passar de cartilagem para o osso duro e resistente.

O sistema circulatório e urinário estão em funcionamento. Por incrível que pareça, o feto treina involuntariamente os movimentos respiratórios, inalando e exalando líquido amniótico pelos pulmões.

O cordão umbilical passa a ser um «brinquedo» com o qual o feto se diverte. Há mesmo momentos em que pode apertá-lo ao ponto de diminuir a quantidade de oxigénio que ele transporta, mas este aspeto não é preocupante pois fá-lo por curtos períodos de tempo.

Em relação à mãe, esta semana já pode começar a sentir os movimentos do bebé. Começa a sentir também os seios mais inchados, e a barriga começa a crescer a um ritmo mais acelerado. Os ligamentos do útero e a barriga esticam à medida que o feto vai crescendo e, por isso normal sentir pontualmente alguma dor. No entanto, se esta se prolongar ou se o desconforto for piorando durante alguns dias, deverá entrar em contacto com o seu médico obstetra.

É agora aconselhável o uso de roupas confortáveis e calçado sem salto.

17ª semana de gravidez

O bebé continua a aumentar de peso e de tamanho – está agora com cerca de 13 cm e um peso aproximado de 140 gramas.

A placenta continua a desenvolver-se, leva cada vez mais nutrientes e oxigénio ao feto e remove as suas excreções.

Já é possível ouvir os batimentos cardíacos do feto, com o estetoscópio médico e, a partir daqui, poderá ouvir o coração do seu todas as consultas pré-natais. Esta é uma das experiências mais emocionantes no decorrer da gravidez, ouvir a vida pulsar dentro de si…

A mãe poderá começar a sentir-se desequilibrada. Mas não se preocupe, é um processo normal no decorrer da gravidez que se deve ao crescimento do útero e consequente alteração do seu centro de gravidade.

O seu peito continua a aumentar e as glândulas mamárias começam a preparar-se para a produção do leite materno. A barriga continua a crescer e pode começar a sentir os primeiros pontapés do bebé.

18ª semana de gravidez

Por volta desta semana, o feto já começa a chupar o dedo e começam a ser mais percetíveis os seus movimentos. Os ossos estão a deixar de ser apenas cartilagem e a tornarem-se mais duros e fortes. Continua a aumentar o seu peso e o seu tamanho.

A mãe, normalmente começa a deixar os sintomas primários de enjoos e mal disposições e começa a sentir o seu bebé cada vez mais ativo e mais mexido. A barriga continua a crescer de forma acentuada.

19ª semana de gravidez

O feto está a crescer consideravelmente e agora já pesa cerca de 200 gramas e mede cerca de 15 centímetros.

O sistema digestivo já começa a trabalhar e o cérebro continua a desenvolver os cinco sentidos.

A mãe continua a sentir o bebé cada vez a mexer mais e a barriga a aumentar o seu volume. É normal, a partir desta semana de gravidez, as pernas começarem a ficar inchadas e começar a sentir-se mais cansada nas tarefas diárias. Afinal, o seu filho está a crescer dentro de si e a ocupar, cada vez mais, o seu lugar no mundo…

Guia da Gravidez - 16ª à 20ª semana20ª semana de gravidez

Por volta da vigésima semana de gravidez já se encontra a meio do percurso.

O feto já cresceu e atingiu os 250 gramas, medindo cerca de 16 cm. Os seus dedos já se encontram totalmente separados e os membros estão em fase de desenvolvimento, a ficarem mais proporcionais ao resto do corpo. Já tem sobrancelhas e cabelo na cabeça.

A mãe já sente o bebé mexer bem. A barriga continua a aumentar dia após dia e o útero já chega ao umbigo; a partir daqui, deverá crescer cerca de 1 cm por semana.

Nesta fase, pode começar a sentir um certo mal-estar interior e até azia, como consequência do crescimento do bebé e do tamanho do útero, fazendo pressão por todos os órgãos que se encontram à sua volta.

O objetivo deste guia da gravidez é dar uma ideia geral acerca do desenvolvimento do feto e das alterações ocorridas no corpo da gestante. No entanto, como nunca deixamos de dizer, cada gravidez é única e o bebé também. Se tiver quaisquer dúvidas ou sensações que a inquietem deverá consultar o seu médico obstetra.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>