Guia da Gravidez: da 13ª à 15ª semana


segundo trimestre de gravidez

Com este guia da gravidez contextualizamos os acontecimentos da 13ª terceira à 15ª semana. No decorrer da 13ª semana, dá-se início ao segundo trimestre da gravidez e, com certeza, a gestante deseja saber tudo o que se passa com o seu corpo, quais as alterações e sensações deverá sentir, assim como com o feto que, cada vez mais, ocupa um lugar preponderante na sua vida.

13ª semana de gravidez

O feto já mede quase 8 cm e o peso deve estar por volta de 20 gramas. O corpo do bebé já está completamente formado, já com impressões digitais nos dedos, estando a cabeça e o corpo mais proporcionais. A parte mais delicada do desenvolvimento fetal já passou e começa agora a fase de crescimento e maturação dos órgãos.

O feto engole o liquido amniótico que o envolve e  urina no mesmo liquido, que é substituído a cada três horas.

O útero da mãe está agora a ocupar a parte superior da pelve, mais ou menos a 10 cm abaixo do umbigo, sendo já visível que está grávida. O seu peso começa a aumentar e a irritabilidade a diminuir. Tente estar sempre atenta a todos os sinais que o seu corpo possa transmitir.

O risco de um aborto espontâneo diminui substancialmente, embora possa ocorrer até às 20 semanas. Os enjoos e incómodos iniciais da gestação também tendem a melhorar e a gestante tende a sentir-se mais enérgica. No entanto, deverá ter especial cuidado com a alimentação, suprindo as necessidades nutricionais e não ceder a desejos.

14ª semana de gravidez

O feto está a crescer e já tem cerca de 10 cm, pesando aproximadamente 45 gramas. É incrível pensar que, se pudesse pegá-lo, caberia na palma da sua mão…

Começa a surgir à volta do corpo do bebé uma penugem protetora conhecida como lanugo. Os seus olhos e as suas orelhas já se encontram nos locais corretos e as sobrancelhas, bochechas e ponta do nariz começam a formar-se.

Começam a funcionar alguns músculos, sendo que no decorrer desta semana, o feto desenvolve movimentos com os dedos que lhe permitirão agarrar coisas, consegue piscar os olhos, franzir a testa, fazer caretas e até chupar no dedo.

O corpo cresce agora mais rapidamente que a cabeça e o pescoço já se torna visível. Os braços alongam e alargam, tornando-se mais proporcionais ao resto do corpo, mas as pernas ainda têm de crescer.

Caso seja menino, dá-se a formação da próstata e, nas meninas, os ovários descem até à pelve.

Na décima quarta semana, o coração da mãe começa a bater mais forte e rápido para poder bombear maior volume de sangue. O útero já está do tamanho de um abacate e os seios começam a produzir o colostro, primeiro alimento do bebé.

15ª semana de gravidez

O feto mede cerca de 11 cm e pesa à volta de 70 gramas. No entanto, a mãe já poderá ter engordado entre 2 a 5 kg.

No decorrer desta semana, há uma série de movimentos ou aperfeiçoamento de órgãos importantes para o crescimento do bebé.

15 semanas de gravidez

Ele está agora a desenvolver o paladar e, neste sentido, há estudos que apontam para a importância da mãe ter uma alimentação diversificada e equilibrada, pois os sabores dos alimentos ficam registados no líquido amniótico e o feto poderá começar a senti-los.

O seu pequeno ser começa também a fazer retenção de cálcio, por isso deve beber muito leite e seus derivados.

É também neste período que desenvolve a sensibilidade à luz e começa a ter soluços, um movimento involuntário que o prepara para respirar após o nascimento.

Chegou o momento que todos os pais anseiam: saber se o bebé é menino ou menina. Através da ecografia (ultra-som), o médico já pode identificar o sexo, mas existem bebés que se encontram numa postura que não deixa o médico identificá-lo, pelo que terá de esperar pelo próximo exame para ver se já é possível fazê-lo.

Nesta semana, a anca da grávida já está mais larga e já não dá para esconder a gravidez. Sinta-se bem com o seu corpo e consigo mesma, pois este momento é único!

Continue a acompanhar o nosso guia da gravidez e saiba, semana a semana, quais as alterações por que passa o seu corpo e o do bebé até chegar ao momento do parto, em que poderá pegá-lo nos braços.





  1 Comment

Uma Resposta para Guia da Gravidez: da 13ª à 15ª semana

  1. paulo augusto diz:
    gostey mt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>