Tudo para ter uma Gravidez Saudável


gravidez saudável

Ser mãe é um dos momentos mais emocionantes na vida de uma mulher, mas há que tomar certos cuidados para ter uma gravidez saudável.

 

O que é a gravidez?

Gravidez é o termo usado para descrever a fase em que uma mulher tem um novo ser a crescer dentro de si.

O período de gestação dura aproximadamente 40 semanas (9 meses), mas a gravidez pode ir até às 42 semanas, sendo considerada gravidez de termo a partir das 38 semanas de gestação. A gravidez começa desde o início da última menstruação e termina no momento do parto. Durante esse período, a mulher deve cuidar de si e do bebé, tomando todas as medidas necessárias para ter uma gravidez saudável.

Provavelmente irá obter aconselhamento do seu obstetra, amigos e familiares, até mesmo de pessoas estranhas acerca do que deve e o que não deve fazer. Mas a sua saúde e a do seu filho depende apenas de si e das opções que faz ao longo da gravidez.

Quais são os sintomas da gravidez?

Há uma série de sintomas que podem indicar que está grávida, como dores de cabeça, fadiga, náuseas ou vómitos, enjoos matinais, alterações de humor e vontade frequente de urinar. Mas o sintoma mais relevante de gravidez é o facto de estar com um atraso menstrual de um ou mais meses consecutivos.

Há irregularidades que podem causar períodos de falta menstrual em algumas mulheres. Assim, quando detetar um atraso na menstruação, deverá fazer um teste de gravidez ou ir a uma consulta para determinar se os atrasos se devem à gravidez ou a algum distúrbio de saúde.

Como saber se está grávida?

A melhor maneira de determinar se está grávida é fazer um teste de gravidez. Desde a década de 1970, quando em pesquisas levadas a cabo se descobriu que há uma associação direta entre a gravidez e os altos níveis da hormona gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina, que os testes de gravidez caseiros têm vindo a ter uma procura crescente, sendo considerados de alta precisão.

De qualquer forma, se suspeitar estar grávida ou se o teste de gravidez for positivo, deverá consultar o seu especialista em cuidados de saúde.

gravidez saudável

Porque é que os cuidados pré-natais são tão importantes?

O ideal será que a mulher se prepare para a gravidez, mudando ou ajustando hábitos de vida e de saúde antes mesmo da conceção. Os cuidados pré-natais são muito importantes para a mãe e para o feto, uma vez que incluem cuidados de saúde, educação e aconselhamento sobre como lidar com os diferentes aspetos da gravidez.

Com o obstetra ou mesmo em aulas específicas de preparação para o parto, a mulher poderá discutir questões como a definição de uma alimentação saudável e adequada à sua situação individual, quais os exercícios físicos que pode fazer e até o que esperar e como proceder durante o parto.

Como promover uma gravidez saudável?

Infelizmente, quase todas as gravidezes envolvem um certo grau de risco para a mãe e para o bebé. É por isso que é de importância vital ter uma alimentação e um estilo de vida saudáveis antes da gravidez.

Para evitar qualquer complicação durante a gravidez, a mulher deve sempre ser seguida por um médico obstetra.

Mas há muitos fatores que originam uma gravidez de risco que podem estar presentes antes mesmo de uma mulher engravidar – aspetos como o excesso de peso ou peso insuficiente e até condições de saúde pré-existentes (como diabetes, tensão alta ou problemas em gestações anteriores). Lembre-se, deverá tomar todas as precauções para ter uma gravidez saudável mas, mesmo assim, nada lhe garante que não possa desenvolver uma gravidez de risco.

Há algumas regras que a podem ajudar a reduzir o risco de alguns problemas durante a gravidez:

  • Antes de engravidar, é importante atualizar as vacinas necessárias, a fim de evitar doenças que poderiam prejudicar o feto em desenvolvimento.
  • Antes de tomar qualquer medicamento, consulte o seu médico obstetra.
  • As mulheres em idade fértil devem ingerir diariamente pelo menos 400 microgramas de ácido fólico, seja por meio de alimentos ou de suplementos. O ácido fólico deve ser idealmente introduzido pelo menos 3 meses antes de engravidar, mantendo-se a sua ingestão no mínimo durante os 3 primeiros meses de gravidez.
  • Deve praticar atividade física regular.
  • Evite o tabaco, álcool ou drogas – estes são fatores que podem danificar seriamente o feto.

Medidas como as que atrás se apresentam são simples de implementar e poderão fazer a diferença para conseguir ter uma gravidez saudável.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>