Fraqueza e Desmaios durante a Gravidez

fraqueza e desmaios durante a gravidez

As fraquezas e desmaios são sintomas comuns durante a gravidez e podem estar associados à hipotensão (pressão arterial baixa) ou hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue).

Qualquer um destes sintomas se pode manifestar na sequência de mudanças bruscas de posição, quando a grávida faz jejum ou fica muito tempo sem comer (o que é totalmente desaconselhado e origina inevitavelmente fraqueza).

Normalmente, a sensação de desfalecimento, que pode levar ao desmaio, é atenuada quando a gestante se deita de lado (do esquerdo preferencialmente, onde se encontra o coração), mantendo uma respiração calma e profunda.

Conselhos úteis:

  • Evite o jejum prolongado e intervalos grandes entre as refeições, a fim de prevenir a hipoglicemia e a hipotensão (o ideal será fazer seis refeições por dia, com menor quantidade de alimentos de cada vez);
  • Utilize normalmente o sal na alimentação, exceto em casos de hipertensão (pressão arterial alta) ou salvo prescrição do seu médico.





  17 Comments

17 Respostas para Fraqueza e Desmaios durante a Gravidez

  1. Mariana Fragoso diz:
    Olá, estou grávida de sete semanas e já antes de engavidar tina hipo-tensão e hipo-glicémia sendo que esta ultima nao ultrapassava por norma os 60. Gostaria de saber quais os alimentos que devo consumir de modo a diminuir as quebras de tensão uma vez que já faço as referidas 6 refeiçoes por dia.

    Obrigada.

  2. Rebeca diz:
    Oi. Ontem a noite me deu umas fortes dores na barriga,levantei para ir ao benheiro e derrepente estava no chão.Estou de 6 semanas isso é normal?
  3. marta diz:
    Bom dia, qual o lado bom para gravida deitar, direito ou esquerdo?
    Marta
    • gravidez diz:
      Boa tarde Marta,
      O ideal é dormir sobre seu lado esquerdo, o lado do coração. Esta posição não provoca bloqueios nos vasos sanguíneos, facilitando o percurso do sangue e dos nutrientes para o feto.

      Aproveite para estar também virada para o lado de fora da cama, o que facilitará a tarefa de se levantar.

      Desejamos-lhe as maiores felicidades nesta fase mágica na vida de uma mulher! ;)

      A equipa do aminhagravidez.com

    • Vi diz:
      O certo é do lado esquerdo fui fazer o pré natal e a medica me disse que seria do lado esquerdo mesmo
  4. Francisca diz:
    Estou gravida de 9 semanas e tenho muitos enjoos e sensação de desmaios e indisposição, além de algumas dores tipo umas pontadas na bariga, isso é normal??? Obrigada
  5. GISELE diz:
    Estou com 27 semanas e tendo ataques devido o problema de hipoglicemia .. que alimentos devo ta comendo para melhorar. me encontro muito fraca.
  6. Gissele diz:
    Olá, ontem tive um desmaio no supermercado, estava bem alimentada e estou grávida de sete meses, o que pode ter sido???
  7. claudiane mendes diz:
    estou gravida de 6 meses e meio e tenho muito desmaio as vezes quando acordo não me recordo onde estou.e não tenho vonrade de comer estou totalmente sem fome não tenho vontade de comer nada.porque isso acontece………
  8. adriana diz:
    Olá, dia 16/10/2011 tive um desmaio na minha sogra, estava bem alimentada e estou grávida de seis meses, o que pode ter sido???
  9. adriana diz:
    Boa tarde, no dia 16/11/2011 estava me sentindo bem e de repente tive um desmaio na minha sogra, estava bem alimentada e estou grávida de seis meses, ao despertar estava Zonza e com muita dor de cabeça e vomitei muito apos a desmaio o que pode ter sido???

    Desde já obrigado!!!

  10. manuela diz:
    passo por tudo isso, nao sei quando estou bem e mal passo o dia em cima de uma cama e nao paro de comer para nao passar mal e continuo passando muito mal, estou com 8 semanas.
  11. Débora diz:
    Olá, essa noite acordei pela madrugada e parecia sentir meus olhos virando e a lingua virando, estava consciente e voltei logo ao normal e fui ao banheiro. Estou gestante de quase oito meses e até o quinto mês tive hipoglicemia grave, se´rá que tive convulsão?
  12. Sónia diz:
    Olá, estou grávida de 25 semanas e desde o inicio tenho a cabeça “parece que não está no lugar” não tenho hipertensão nem tensão baixa, o médico diz que poderá ser as hormonas mesmo… Enjoos e sem vontade de comer é o meu estado natural desde que engravidei. Ando preocupada porque as grávidas todas que conheço estão optimas e eu pareço estar doente. :(
  13. Niácia diz:
    Também me sinto fraca de vez em quanto, certo dia eu passei mal, minha vista escureceu, o som começou a ficar longe, e minhas pernas sem forças. Queria saber se é normal,lembrando que no dia não comi,sal e nem açúcar em uma quantidade adequada acredito. =/
  14. lidiane oliveira diz:
    boa tarde.
    estou gravida de 17 semanas e 4 dias, tenho sentido fortes enjoos e tonturas ja quase desmaiei umas 3 vezes na rua.
    isso e normal?devo procurar um medico?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>