Férias e Viagens durante a Gravidez


férias e viagens durante a gravidez

No verão apetecem-nos sempre umas merecidas férias para recuperar de um ano de trabalho e enfrentar os meses seguintes com forças revigoradas. No entanto, para uma grávida, há determinadas questões que se devem ter em atenção, dependendo da forma como está a decorrer a gravidez e o tempo de gestação.

Se a gravidez ainda não estiver no final e a correr sem problemas, a grávida não correrá riscos em ir de férias. No entanto, deve assegurar-se de que o local para onde vai tem condições de higiene adequadas, se o facto de viajar não lhe vai criar tensão ou até se o seu regime alimentar habitual não irá sofrer alterações.

Há que ter ainda em atenção que, apesar de todos os cuidados, pode haver uma situação de urgência a qualquer momento. Por isso, quer viaje para o estrangeiro ou para outra região do país, deverá ver se a Segurança Social ou o Seguro de Saúde que detém cobrem a ida às urgências fora do local de residência habitual.

Caso a gravidez esteja no último trimestre, há que ter em atenção que o bebé pode nascer sem que o espere. Se estiver no início do 3º trimestre, verifique as instituições de saúde do local para onde vai, procurando saber se as mesmas têm as condições obstétricas e neonatais para os cuidados a prestar a um bebé prematuro, caso necessite.

Se viajar de carro, faça paragens frequentes para descansar, ir à casa de banho e beber uma água fresca. Não se esqueça também da forma correta de colocar o cinto de segurança – uma das fitas por cima do ombro e a outra na parte inferior do abdómen (há dispositivos no mercado exatamente para esse fim).

Se fizer uma viagem de avião, não existem riscos acrescidos aos habituais; algumas empresas de aviação podem é colocar alguns entraves caso já esteja no final de tempo de gestação, por isso tenha consigo um termo de responsabilidade passado pelo obstetra. Durante o voo, de vez em quando deverá caminhar pelos corredores; caso não lhe seja possível caminhar, faça exercícios aos pés enquanto estiver sentada e beba muita água pois a humidificação dos aviões é escassa.

Seguindo estas medidas e salvaguardas básicas, poderá ir de férias descansada, sem ter de se preocupar com eventuais problemas durante a gravidez.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>