Exercício Físico durante a gravidez


Exercício Físico gravidez

A prática de exercício físico durante a gravidez é fundamental para a gestante e para o bebé. Os exercícios físicos ajudam a manter uma boa saúde física e mental da mãe, além de prevenirem possíveis problemas de saúde, ao mesmo tempo que ajudam a minimizar desconfortos. Em relação ao feto, os exercícios permitem-lhe uma melhor oxigenação e favorecem a irrigação sanguínea.

No entanto, há que ter em conta que, apesar da importância que a prática de exercício físico tem durante toda a gravidez, há determinados exercícios que não são aconselhados durante este período.

A gestante deverá falar com o obstetra que a segue, para que este a aconselhe exercícios indicados para a sua situação específica, ou até se não deverá praticar qualquer tipo de exercício (sobretudo nos casos em que há problemas no desenvolvimento fetal e é recomendado o repouso absoluto da mãe).

Alguns dos exercícios mais recomendados durante a gravidez:

  • Alongamentos
  • Caminhadas
    Feitas a um ritmo moderado, durante 30 minutos por dia, as caminhadas ajudam o corpo a preparar-se para o parto.
  • Cursos de Preparação para o Parto
    Normalmente, estes cursos têm início por volta das 28 semanas de gestação. Os exercícios desenvolvidos nestas aulas de grupo ajudam a grávida a controlar a respiração, proporcionam técnicas para uma progressão mais fácil e rápida do trabalho de parto, além de fornecerem informações fundamentais para o parto e pós-parto (nomeadamente acerca da amamentação).
  • Exercícios de Kegel
    Estes exercícios permitem que a mulher desenvolva a consciência dos músculos pélvicos, que envolvem o canal de parto, fortalecendo-os para facilitar o parto via vaginal (parto eutócico). Para o conseguir, basta que, ao urinar, retenha a micção durante 10 a 15 segundos, retomando-a de seguida. Repita este exercício várias vezes ao dia e, quando um maior domínio e conhecimento dos músculos envolvidos, poderá realizá-lo em qualquer altura, bastando contrair os músculos durante 15 segundos e relaxar.
  • Hidroginástica ou Natação

Independentemente dos exercícios que faça, a gestante nunca se poderá esquecer de cumprir determinadas regras, atendendo ao seu bem-estar físico e ao do bebé. Antes de mais, deverá praticar os exercícios regularmente e cumprir as seguintes indicações:

  • Aumentar a ingestão de líquidos durante e após a atividade física;
  • Descansar após cada sessão;
  • Iniciar com exercícios de aquecimento e terminar com alongamentos;
  • Manter uma alimentação equilibrada e saudável, comendo sempre após a prática de exercício físico;
  • Usar um soutien com bom suporte, calçado confortável e roupa larga.

A prática moderada de alguns exercícios físicos moderados irá beneficiar a mãe e o bebé, além de preparar o corpo para o trabalho de parto. Siga as indicações que lhe deixamos e viva a sua gravidez ao máximo!





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>