Estou Grávida… e agora?


estou grávida e agora

A gravidez é um dos momentos mais fortes e emocionantes que uma mulher alguma vez pode sentir. Estar grávida é viver o mistério e a alegria de dar origem a um novo ser, sentindo-o crescer dentro de nós…

Apesar de tudo, a gravidez nem sempre é fácil de aceitar – porque a mulher não se sente em boas condições físicas, económicas, psicológicas ou emocionais ou pelo simples medo do desconhecido e do incerto. No entanto, quando a mulher faz um teste de gravidez e este apresenta um resultado positivo, surge sempre a velha questão: «Estou grávida… e agora?»

Primeiro sente uma alegria, uma felicidade e uma emoção difíceis ou mesmo impossíveis de descrever. Mas estes rapidamente se transformam em sentimentos como a ansiedade, a angústia, a confusão, e o medo. Todo este alvoroço de sentimentos é normal, pois o ser humano, sente sempre algum receio perante o desconhecido.

Passado o choque inicial, segue-se uma fase de racionalização e de consciencialização de estar grávida e da árdua tarefa que se avizinha. É fundamental manter a calma e começar por marcar uma primeira consulta de gravidez, no seu obstetra. Aquando da consulta, irá realizar uma série de exames que são essenciais para avaliar o seu estado de saúde e o do seu bebé.

estou grávidaDesde o primeiro momento da gravidez até ao parto, vão surgir muitas dúvidas, sendo que este é o momento indicado para as esclarecer. Estar grávida também é ter consciência das necessidades e alterações do corpo e, sobretudo, do bebé. Esclareça as dúvidas junto de quem é mais experiente, mantendo um contacto regular com o obstetra. Não tenha receio ou vergonha de colocar quaisquer questões, pois é preferível esclarecer as suas dúvidas e agir corretamente do que cometer erros desnecessários.

Durante este período de cerca de nove meses, a mulher deve seguir sempre todos os cuidados indicados, de modo que não ponha em risco a sua saúde nem o desenvolvimento do seu bebé. Desde cuidados médicos, de higiene, de alimentação e de segurança, não há um mais importante do que outro, mas todo um conjunto de cuidados que deve respeitar e praticar.

Em relação aos cuidados médicos, deve seguir os concelhos do obstetra e realizar todos os exames pedidos, de modo que o novo ser se desenvolva em perfeitas condições de saúde.

No que respeita aos cuidados de higiene, é necessário manter a higiene diária, de preferência com produtos de PH neutro e a pele bem hidratada.

Relativamente aos cuidados a ter com a alimentação durante a gravidez, ela deve ser variada, equilibrada e saudável de forma que não falte nenhum nutriente para a formação e o desenvolvimento do novo ser.

Quanto aos cuidados de segurança, a mulher grávida deve ter em atenção não só a sua segurança mas também a do seu filho, tanto dentro como fora de casa.

No decorrer da gravidez, a mulher vai atravessar diferentes fases, com diferentes estados de espírito, mas terá sempre um único objetivo, preparar o seu corpo, física e mentalmente, para todas as mudanças que vão surgir na sua vida e na do seu filho.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>