Dicas para ter uma Gravidez Saudável


Dicas para uma Gravidez Saudável

Durante a gravidez, é comum as mulheres serem bombardeadas com conselhos e dicas de saúde sobre o que podem e não podem fazer para terem uma gravidez saudável e, muitas vezes, sentem-se confusas com tanta informação (não solicitada) vinda do exterior.

Para ter certeza do que pode ou não fazer durante a gravidez e de como se comportar enquanto está grávida, deverá, em primeiro lugar, tentar entender os sinais do seu corpo e valorizar aquilo que sente verdadeiramente.

Depois de se “escutar”, tente manter-se devidamente informada acerca das atitudes que podem efetivamente ser benéficas, para si e para o bebé, durante a gestação. Muito do que ouve são mitos ou experiências pessoais das suas amigas ou familiares que podem não ter qualquer impacto na sua gravidez, mas não deverá descuidar o aconselhamento do obstetra e as informações que são verdadeiramente fidedignas e úteis para a ajudar na fase que está a viver.

Atenção redobrada às necessidades nutricionais

gravidez saudável

Antes de mais, deve preocupar-se em suprir todas as necessidades nutricionais próprias da gravidez. É fundamental ingerir diariamente as quantidades apropriadas de vitaminas e minerais essenciais, assim como aumentar a ingestão de ferro. Consulte o seu obstetra e verifique se deve tomar suplementos multivitamínicos pré-natais.

O ácido fólico é um dos componentes mais importantes para uma gravidez saudável. A ingestão diária de 0,4 mg de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos no bebé ao nível do cérebro e da espinal medula. Para obter a quantidade suficiente de ácido fólico durante a gravidez, algumas mulheres tomam suplementos multivitamínicos. Mas, se preferir, pode aumentar a ingestão de alimentos que contenham esta vitamina que se encontra na lentilha, aspargos, espinafres, brócolos, feijão preto, amendoins, pães enriquecidos e cereais matinais.

Especialmente nesta fase, mantenha uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Para isso, deverá ter em conta os seguintes aspetos:

  • Coma abundantemente grãos integrais, legumes e frutas.
  • Reforce a ingestão de alimentos ricos em cálcio, que é tão importante para a formação de ossos fortes e dentes do seu bebé. Iogurtes magros ou com pouca gordura, leite e brócolos são alimentos ricos em cálcio que a poderão ajudar colmatar as necessidades nutricionais deste mineral tão importante.
  • Evite comer alimentos gordurosos, a fim de aumentar o peso de forma equilibrada saudável.
  • Durma entre 7 e 9 horas por noite.
    Muitas mulheres grávidas sentem-se desconfortáveis durante o sono — devido às dores, ansiedade e idas frequentes à casa de banho — o que origina menos horas de descanso. Para reduzir esses sintomas, deverá tomar certas precauções como não comer antes de ir para cama (pelo menos três horas antes), dormir sobre o lado esquerdo, que é o mais confortável para a mulher grávida dormir e, se a barriga já estiver grande, poderá pôr uma almofada debaixo dela.
  • Faça regularmente caminhadas e exercícios fáceis durante o dia, pois o exercício de baixo impacto é bom para si e para o seu bebé.
  • Não tome qualquer medicamento sem receita do médico, pois pode estar a prejudicar o bebé.
  • Se tiver o hábito de fumar ou beber, deixe de o fazer quando engravidar.
    Fumar durante a gravidez passa nicotina e drogas que são potenciais causadoras de cancro para o bebé. Além disso, o fumo dificulta a absorção dos nutrientes de que o bebé necessita para se desenvolver, aumentando o risco de morte fetal e parto prematuro. Mas atenção, beber álcool não é menos nocivo do que o tabaco para o bebé.
  • Durante a gravidez, uma das coisas proibidas é fazer raios-X, pois essa forma de radiação pode causar cancro ao bebé. Na maioria dos casos em que é necessário efetuar um raio-X é possível esperar até até ao nascimento.
  • Evite expor-se a altas temperaturas, que podem ser muito prejudiciais para o bebé. Por isso, não deverá tomar banho turco ou outros banhos quentes e fazer sauna.
  • Não use sprays ou produtos de higiene feminina perfumados, pois podem facilmente irritar a área vaginal, aumentando o risco de uma infeção urinária.

Seguindo as dicas acima indicadas, poderá prevenir muitos problemas e tornar a sua gravidez saudável, permitindo-lhe desfrutar cada momento ao máximo.





  3 Comments

3 Respostas para Dicas para ter uma Gravidez Saudável

  1. Fabiana diz:
    É muito importante seguir algumas dicas para se ter uma gravidez saudavel!
  2. Olá, estou tendo muita azia na minha gestação.
    Como posso fazer para diminuir essa sensação tao desagradável?
    Suelli
  3. A partir de quantos meses posso saber o sexo do meu bebé?
    A azia é sinal de que o bebe vai nasce com muito cabelo… Verdade ou mentira, vocês podem me ajudar?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>