Saúde na Gravidez: Diabetes Gestacional


diabetes-gestacional

Até 9% das mulheres desenvolvem diabetes gestacional, um problema de saúde que, em geral, é detectado com um teste de rotina da tolerância à glicose entre as 24 e as 28 semanas de gravidez.

As mulheres com diabetes durante a gravidez têm de equilibrar a sua resistência à insulina enquanto fazem uma alimentação saudável por causa do bebé. Podem ingerir hidratos de carbono, mas são aconselhadas a espaçar o seu consumo.

A percentagem de diabetes gestacional tem vindo a crescer – mais de 10 vezes cada 5 anos. O aumento pode ser devido ao facto de as mulheres estarem a ter filhos quando são mais velhas ou porque a obesidade, um factor de risco da diabetes, está a aumentar.

O stresse extra sobre o organismo durante a gravidez pode provocar níveis de glicose elevados, mas muitas vezes a gravidez apenas evidencia uma predisposição da mulher para a diabetes. Estas mulheres têm um risco acrescido aquando da gravidez, porque as suas necessidades de energia aumentam, além de que as hormonas produzidas pela placenta podem bloquear a ação da insulina da mãe, provocando resistência à insulina. Estes fatores levam a que as quantidades de insulina necessárias sejam 2 a 3 vezes maiores na gravidez a partir das 24 semanas.

Os bebés de mulheres com diabetes gestacional também podem vir a ter problemas de saúde. A glicose da mãe transpõe a placenta para entrar na corrente sanguínea do bebé, estimulando o seu pâncreas a produzir mais insulina. Este factor pode originar crianças maiores, colocando-as em risco durante o parto. Também são mais propensas a desenvolver, mais tarde, a diabetes tipo II (o corpo tem dificuldade em processar a insulina que o pâncreas produz).

OS SINAIS DE ALERTA SÃO:

  • Gravidez acima dos 30 anos
  • História familiar de diabetes tipo II
  • Excesso de peso/obesidade
  • Gravidez anterior com diabetes gestacional
  • Problemas anteriores que interromperam uma gravidez





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>