Cuidados a ter durante a Gravidez


cuiados a ter durante a gravidez

A gravidez é um momento de grandes emoções e em que todas as atenções estão centradas na grávida. Nesta fase tão especial da vida da mulher, é importante saber como cuidar de si, pois se a mãe estiver bem o feto crescerá de forma mais saudável.

Para ter uma gravidez saudável e tranquiliza, há determinados cuidados que deve ter:

  • Cuide da sua pele e da higiene pessoal
    Evite os banhos de imersão, devido ao risco de infeções. Opte antes por um duche diário, pois ajuda a promover a circulação sanguínea e a prevenir as estrias.
    Faça uma higiene rápida aos genitais sempre que necessário ao longo do dia.
    Lave os dentes pelo menos 2 vezes ao dia – com o aumento das hormonas há um risco de aparecimento de cáries e problemas nas gengivas.
    Hidrate a sua pele, escolhendo uma das várias marcas existentes no mercado que proporcionam uma boa hidratação e tonificação da pele. Desta forma, estará a cuidar devidamente da sua pele e evitará as indesejáveis estrias.

  • Descanse sempre que sentir necessidade e durma bem
    No decorrer do primeiro trimestre, a gestante tem geralmente muito sono. Descanse sempre que puder, elevando as pernas para evitar os inchaços.
    Caso tenha dificuldade em dormir à noite, não faça sestas durante o dia. Para enfrentar as insónias noturnas, tome um banho quente e tenha atividades calmas antes de se deitar.
  • Exercite-se
    Existem exercícios específicos para grávidas, no entanto, o mais fácil e económico é caminhar durante 20 ou 30 minutos todos os dias.
    Faça um curso de preparação para o parto e, desta forma, estará a zelar por manter uma gravidez saudável, terá o apoio de pessoal especializado na preparação do parto e pós-parto, além de poder partilhar experiências com outras grávidas. Nos cursos de preparação para o parto as são ensinados exercícios propícios para a gravidez e preparação dos músculos para o parto. Alguns dos exercícios podem ser aplicados durante o trabalho de parto e parto.
    Apesar dos inúmeros benefícios da atividade física, existem algumas situações em que o seu obstetra poderá desaconselhar a prática de exercício. Exemplo disso são casos em que tenham existido anteriormente partos prematuros, se tiver anemia, perdas de sangue ou tensão alta.
  • Faça uma alimentação saudável
    Escolha uma alimentação equilibrada e saudável, coma com alguma frequência (em pequenas quantidades de cada vez) e beba muitos líquidos.
    Veja todos os aspetos a que deve dar atenção num dos artigos que publicámos sobre a alimentação saudável na gravidez.
  • Não fume
    cuidados para uma gravidez saudávelO tabaco envelhece a placenta e origina problemas durante a gravidez e o parto.
    Mesmo depois de o bebé nascer, quando amamentar ou sempre que estiver perto do seu filho, não fume pois pode desencadear uma maior propensão para a criança desenvolver infeções respiratórias.
  • Não tome medicamentos nem drogas
    Os medicamentos e drogas ilegais são na sua maioria agentes que podem causar malformações fetais.
    Dê total conhecimento ao seu obstetra acerca dos seus hábitos de consumo para poder tomar a atitude mais consciente e saudável para si e o seu bebé.
  • Use roupa confortável
    Nesta fase, deverá usar lingerie confortável que lhe dê um bom apoio às mamas e abdómen.
    A sua roupa não deve ser muito apertada e deve proporcionar conforto.
    As meias de descanso favorecem a circulação e evitam que sinta as pernas demasiado cansadas ao fim do dia.
  • Viaje em segurança
    Se viajar de carro, faça paragens frequentes para descansar e não se esqueça de colocar o cinto de segurança de forma a proteger-se a si e ao bebé – uma das fitas por cima do ombro e a outra na parte inferior do abdómen.
    Se fizer uma viagem de avião, durante o voo, de vez em quando deverá caminhar pelos corredores; caso não lhe seja possível caminhar, faça exercícios aos pés enquanto estiver sentada.

Seguindo estas indicações simples, estará a tomar as medidas para ter uma gravidez saudável e a assegurar os cuidados necessários para suprimir as necessidades do bebé que cresce dentro de si.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>