Cuidados a ter durante a Amamentação


Cuidados a ter durante a Amamentação

Enquanto amamenta o bebé, a mulher deve ter um cuidado redobrado com a sua alimentação, assim como em manter hábitos de vida saudáveis. Há, pois, alguns alimentos e/ou hábitos que podem ser nocivos para o bebé e que, por isso, devem ser evitados ao máximo.

Cuidados a ter durante a amamentação

  • Não fume!
    Entre outros riscos para a saúde do bebé, o tabaco aumenta o risco de morte súbita e doenças respiratórias. Além disso, na mulher, a nicotina diminui as concentrações de prolactina e oxitocina e, consequentemente, a produção de leite.

  • Não consuma bebidas alcoólicas
    Enquanto amamenta, a mulher não deve ingerir quaisquer bebidas alcoólicas (nem mesmo a cerve­ja, recomendada pelas nossas avós para aumentar a produção de leite). Além de ser prejudicial para o bebé por conter álcool, a influência da cerveja na produção de leite é um mito, pois sabe-se atualmente que a sucção da criança é a única causadora do aumento da prolactina, hormona que favorece a secreção láctea.
  • Evite situações de stress
    A mulher deve evitar ao máximo situações de stress, procurando amamentar num ambiente calmo e relaxante para si própria e para o bebé. Entre outros fatores negativos, o stress pode conduzir a uma redução significativa da secreção láctea.
  • Cuidado com os Medicamentos
    Há que ter em atenção que todos os medicamentos passam para o leite, mesmo que sejam inócuos para o bebé. Por isso, durante a amamentação, a mulher nunca deve tomar medicamentos sem consultar o médico. Alguns medicamentos, como as pílulas contracetivas, dificultam mesmo a produção de leite materno.
  • Não beba café, chá e bebidas estimulantes
    Este tipo de bebidas provocam no bebé os mesmos efeitos que no adulto: irritabilidade, dificuldade para conciliar o sono, etc. Além disso, o seu consumo pode modificar o sabor do leite ou, pior ainda, diminuir a sua produção.
  • Preste atenção a alguns alimentos
    Alimentos como os alhos, as couves, as alcachofras, as cebolas ou os espargos tendem a modificar o sabor do leite. Antes de os retirar da sua alimentação enquanto se encontra a amamentar, observe a reação do seu filho, pois ele até pode aceitar estes sabores. Neste caso, não há um padrão a seguir, há sobretudo que estar atenta à resposta do bebé.

Para crescer bem, o bebé precisa que a mãe lhe forneça leite em quantidade e de boa qualidade. A sua própria sucção é o principal fator para garantir a produção de leite necessária para suprimir as necessidades. No entanto, em relação à qualidado do leite materno, a mulher tem também um papel importante a desempenhar, fazendo uma alimentação equilibrada e saudável, ao mesmo tempo que mantém (ou adquire) hábitos de vida saudáveis.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>