Dicas para escolher Roupa durante a Gravidez


roupa para grávidas

Quando engravida, o seu guarda-roupa terá de ser renovado com roupas práticas e confortáveis, próprias para grávidas, que a façam sentir-se bonita.

Nesta fase, não é só a barriga que aumenta, o peito também cresce e as ancas tendem a alargar. Terá, pois de comprar algumas peças que sejam confortáveis para si e para o seu bebé. Não caia no erro de vestir camisolas e camisas velhas ou macacões largos!

Pode usar alguma roupa emprestada de uma familiar que já teve filhos, desde que as peças estejam em condições e assentem bem no seu corpo – nem toda  a gente tem a mesma estatura e, como tal, o que ficava bem à sua irmã, por exemplo, pode não ser indicado para si. Acima de tudo, seja criteriosa na escolha da roupa.

Para a ajudar, deixamos-lhe algumas dicas práticas para comprar roupa de grávida bonita e confortável.

  • Use roupas de malharoupa pré-mamã
    Durante os meses da gravidez e do pós-parto, a malha é uma das suas melhores aliadas. Blusas, camisolas, calças, saias ou vestidos, todos eles podem ser de malha – de preferência de algodão, pois é de todas a mais versátil e que se torna mais macia.
    Este tipo de tecido tem a capacidade de esticar, acompanhando as alterações do seu corpo sem a apertar. Uma outra vantagem é que pode continuar a usar estas peças de malha depois de o bebé nascer.
  • A escolha do sutiã
    O aumento do peito durante a gravidez agrada à maioria das mulheres. No entanto, deverá escolher um modelo de sutiã que seja confortável e que garanta uma boa sustentação das mamas. Um bom sutiã permite-lhe usar, de forma elegante, blusas e vestidos com decotes no colo e nos ombros.
    Os tops decotados são outra das opções a considerar, dependendo da estação do ano. No entanto, deve ter em atenção que nem todos os tops são indicados para qualquer grávida e/ou situação. Os tops que mostram a barriga, por exemplo, são especialmente indicados para as mulheres mais jovens, devendo ser usados em ocasiões casuais, nunca para ir trabalhar…
  • Calças para grávida
    Com a anca a alargar e a barriga a aumentar a cada semana, em pouco tempo as suas calças deixarão de lhe servir (sobretudo se forem de cintura subida). Os melhores são os de cintura descaída, de preferência com elástico ou cordão, que acompanham o crescimento da barriga.
    Uma solução prática é pôr algumas calças na costureira para trocar o cós tradicional por um de elástico ou malha de algodão.
  • Vista roupa leve e solta
    Durante a gravidez, prefira roupas leves e soltas, que deixem transparecer a beleza da sua barriga que cresce naturalmente, sem qualquer tipo de aperto. Vista peças com recorte abaixo do peito, vestidos-camisa, túnicas, blusas ou camisolas de traçar… escolha as peças que a fazem sentir-se bonita e confortavelmente leve.
  • Use roupas com cor, mas sem estampados
    Na hora de comprar, escolha roupas discretas e de cor, podendo ter pequenos detalhes que valorizem o seu corpo ou jogar com acessórios que combinem com a roupa. Os estampados não são de todo indicados, porque criam uma ilusão de aumento da formas, podendo desfigurar a barriga e a sua figura em geral.
  • Invista nos básicos
    Compre pelo menos três peças de roupa elegantes e de qualidade, com um modelo especial para grávidas e tecidos confortáveis, que resistam a muitas lavagens. Procure cores que fiquem bem com o seu tom de pele e que possa jogar de diferentes formas.
  • Use e abuse dos acessórios
     Como a fase da gravidez dura apenas alguns meses, é natural que tenha de conjugar as peças de roupa de diferentes formas no dia-a-dia. Os acessórios são, pois, indispensáveis para poder tirar o máximo proveito do número limitado de peças que tem para usar durante a gravidez.
    Combine as roupas e crie visuais novos com lenços, écharpes, casaquinhos tipo bolero, colares e bijutarias, cachecóis… Se tiver roupas básicas, pode criar realces elegantes e alegres com acessórios coloridos.
  • A escolha do calçado
    É frequente aumentar o número de sapato que calça habitualmente, porque os pés incham durante a gravidez. Procure sempre comprar os sapatos quando os pés estiverem inchados; desta forma saberá que vai sentir-se confortável com eles a qualquer hora do dia.
    Não são recomendáveis saltos altos, nem calçado de sola rasteira. A altura ideal para facilitar a circulação sanguínea será um salto de aproximadamente quatro centímetros.

Acima de tudo, deverá viver a sua gravidez ao máximo, sentindo-se bem e acentuando a beleza natural das formas arredondadas que adquire. A regra para esta fase maravilhosa da sua vida é mesmo essa: escolher roupa elegante e confortável que valorize a sua forma durante a gravidez.





  1 Comment

Uma Resposta para Dicas para escolher Roupa durante a Gravidez

  1. amanda diz:
    nossa, q feliz q eu tô me sentindo. As minhas roupas já comprei agora estou é montando meu enxoval já.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>