Como Combater a Prisão de Ventre durante a Gravidez


combater a prisão de ventre durante a gravidez

A prisão de ventre é um problema muito comum durante a gravidez, afetando duas em cada três gestantes. Isto acontece porque o corpo da mulher passa por muitas mudanças, físicas e hormonais, no período da gravidez.

A obstipação pode agravar-se a partir do segundo trimestre, quando o feto está maior e, por isso faz maior pressão sobre o intestino da gestante. Em casos mais graves, a mulher chega mesmo a desenvolver hemorroidas.

Os medicamentos devem ser evitados ao máximo, sendo consumidos somente mediante prescrição médica.

Deixamos-lhe algumas dicas que a ajudarão a combater naturalmente o problemas da prisão durante a gravidez:

  • Antes de mais, para regularizar o funcionamento intestinal, é fundamental ter uma boa alimentação. Ingira regularmente alimentos rico em fibras, pois têm uma grande influência no funcionamento do intestino.
    Alimentos ricos em fibras: cereais, pães integrais, verduras e frutas (exceto banana, goiaba, maçã e pera sem casca, que são consideradas frutas obstipantes).
  • Adote uma rotina alimentar diária, procurando comer em horários fixos e regulares.
  • O consumo de líquidos é fundamental no combate contra a prisão de ventre, devendo beber cerca de 2 litros por dia. Se tiver dificuldade em ingerir somente água, chás e sumos naturais são boas alternativas.
  • A atividade física também é um aliado, pois estimula o movimento do intestino. Das diversas modalidades e práticas desportivas disponíveis, hidroginástica, Yoga e caminhadas são excelentes para praticar durante a gravidez.

Se o problema da prisão de ventre persistir depois de implementar as medidas acima mencionadas, deverá conversar com o seu médico e obter aconselhamento para o seu caso específico, de forma a salvaguardar a sua saúde e a do bebé.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>