Azia durante a Gravidez

azia gravidez

A azia (ou refluxo) é um sintoma comum a partir do segundo trimestre da gravidez. É tipicamente caracterizada por uma sensação desagradável de ardor no peito e garganta, à qual se associa o sabor ácido na boca.

O aparecimento da azia durante a gravidez deve-se ao aumento do útero e às alterações hormonais próprias desta fase. Vejamos em pormenor estes dois aspetos relevantes:

O espaço cada vez maior que o útero ocupa leva a que o estômago e o intestino sofram uma grande pressão e, consequentemente, a digestão se torne mais lenta. Esta pressão sobre estômago e o consequente desenvolvimento de gases fazem com que a comida suba de novo para o esófago;
As alterações hormonais durante a gravidez provocam grandes mudanças no corpo da mulher. Neste caso em particular, o aumento do nível da hormona progesterona leva a um relaxamento generalizado dos órgãos, nomeadamente do esfíncter esofágico inferior – válvula situada entre o estômago e o esófago. Embora se encontre normalmente bem fechado, o relaxamento deste órgão provocado pela variação dos níveis de progesterona leva a que conteúdo do estômago volte para o esófago, levando à irritação característica da azia.

Apesar de não poder ser completamente eliminada, geralmente a azia melhora se tiver os seguintes cuidados:

  • Coma de forma moderada e racional (entre 5 a 6 refeições por dia), evitando fritos e comidas muito condimentadas;
  • Após as refeições, masque uma pastilha elástica, pois estimula a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos do estômago;
  • Evite bebidas com gás, álcool, café, chocolate, sumos de fruta ácidos, tomate, mostarda, vinagre;
  • Modere ao máximo o consumo ou exposição ao tabaco;
  • Não se deite após as refeições (deverá evitar comer 3 horas antes de ir para a cama, uma vez que os ácidos do estômago sobem mais facilmente quando está deitada);
  • Levante a cabeceira da cama, de forma a elevar o corpo e, desta forma, manter os ácidos no estômago, ajudando à digestão;
  • Controle o seu peso, com a supervisão do seu médico obstetra;
  • Use roupa larga e confortável, especialmente à volta da cintura e estômago.

Se não melhorar adotando estas medidas, aconselhe-se com o obstetra sobre a medicação indicada para a azia e para os cuidados a ter durante a gravidez.





  89 Comments

89 Respostas para Azia durante a Gravidez

  1. Priscila diz:
    Estou de 8 meses e o que me ajuda a combater a azia (por incrível q pareça) é mascar 1 trident. É mesmo uma beleza.
    • Marcia Marcilio diz:
      bom dia

      TRIDENT não tem aspartame que não é recomendado pelos médico na gravidez? Estou indo para o 4 mês e comi um semana passada, nem lembrei que era sem açúcar….estou preocupada….obrigada

  2. leidy diz:
    Na verdade quero a ajuda de vcs,fiz tratamento com Selene 4 anos,tinha ovarios polimicrocisticos,agora em Dezembro parei,janeiro menstruei normal,ai n veio mais,fiz o beta deu negativo,so q a barriga ta dura,e sinto enjoos constantes e cheios me encomodam,muito sono,as vezes insonia,o beta pode ter falhado por ser cedo,quero muito engravidar,to qrendo fazer a ultravaginal,sera q posso ta grávida?me ajude,ogb
    • Valquíria diz:
      Faça novamente o exame de sangue para verificar a possibilidade de gravidez, mas faça num laboratório conceituado para ter certeza!

      Boa sorte!!!

    • Paula diz:
      olhaa eu tbm tive q fazer tratamento com selene pleo mesmo problema e qdo engravidei os primeiros teste deram negativo so qdo completei 1 mes q foi dar positivo, faça o transvaginal(intravaginal) q eh certeza. boa sortee tomara q esteja gravidinha é a melhor coisa q Deus te abençoe. abraços
    • Karol diz:
      Pode sim… nem sempre o Beta comum detecta ua gestação bem rescente…. fiz duas vezes, e estou gravida. bjus
  3. silvana freitas diz:
    ola tow gravida e sinto muita azia,nao sei como
    contolar..e incomodo demais me ajude
    passo mal todos os dias
  4. Joana diz:
    Olá..estou com no 8º mês de gestação e a azia sempre foi um desconforto pra mim desde o 3 mês. Minha mãe me ensinou a mascar cenoura crua. Você mastiga ela e engole o sumo, gente e tiro e queda..a azia chegou mastigo um pedaço de cenoura e ela vai embora na hr, não sei porque..não sei se existe alguma explicação científica para isso, mais sei q funciona..não ando sem uns pedacinhos de cenoura na minha bolsa. Funciona mesmo.
  5. Andressa diz:
    Eu estou grávida , e sinto muita,muita azia , chega doer minha garganta , estou desesperada… Me ajude por favor ..
  6. nathalia diz:
    ola meninas … olha estou de 8 meses desde os 6 meses tenho muita azia e agora ultimamente as azias são constantes sabem o q eu tomo e nao faz mal pois ja consultei meu medico e não faz mal é BICARBONATO DE SÓDIO aqueles que vendem em mercado, um pozinho branco, vem num saquinho acreditem é na hora a azia vai em bora ate a próxima refeição ai eu tomo d novo .
    È só dissolver um pouquinho com um pouco de água mexer e beber provem é otimo …
  7. Nossa, sofro muito com essa azia!
    É muito chato e a sensação é horrível; queima muito e dá um mal estar muito grande. Mas que coisa mais chata essa tal de azia.
  8. franciele diz:
    Estou com 7 meses e não aguento mais. Perco noites de sono por causa da azia; minha alimentaçao é saudavel principalmente à noite evito tudo o que possa provocar azia, mas não adianta.
  9. Sol diz:
    SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO essa azia esta acabando comigo…..estou no 5 mês e não esta sendo fácil…..até pouco tempo um enjôo que me detonou…. agora AZIA …..alguém me ajuda.
  10. Viviane Alves diz:
    Olá, estou grávida de 4 meses e tenho muita azia. No começo da gestação o que me matava eram os enjoos. Essa fase passou e agora é a azia…
    Me disseram que leite puro gelado é muito bom; então fiz a experiência e constatei que realmente resolve, o leite é um poderoso aliado.
    • sirlene silva diz:
      tomar gaviscom otimo ou leite de magnesia tenho muito fortes tbm minha azia parece que tenho um dragão dentro de mim mas amenisa muiiiitoooooooooooo
  11. Sylmara diz:
    Estou gravida de 8 semanas alguém pode me falar se posso viajar de avião? Não moro no Brasil o vôo e de 14 hrs estou na duvida e as coisas por ak p ver o medico e muito burocrático estou esperando uma carta p ver o medico.
  12. su diz:
    Oi Sylmara!
    Eu estou grávida de 5 meses agora e tb não moro no Brasil. Viajei para o Brasil quando estava na minha décima semana… um voo de 11 hrs. Onde moro, na Noruega, o médico falou que não tinha nenhum problema. Desde que se beba bastante água, se levante regularmente para não ter problemas circulatórios, etc…
    Já no Brasil, o médico me disse que tinha risco de abortos.
    Cada um diz uma coisa… o melhor é voce sentir a sua intuição, o que é verdadeiro para você.
    Para mim foi bem tranquilo o voo em si. Senti mais o stress e o cansaço da viagem, por estar exausta, com um pouco de enjoo e tal…
    Então, se decidir ir, planeje bem para que possa comer direitinho, beber bastantes líquidos e descansar bastante assim que aterrar!
    Isso é o mais importante…
    Boa sorte!
  13. [...] http://aminhagravidez.com/azia-durante-a-gravidez/ Share this:TwitterFacebookGostar disto:GostoBe the first to like this. [...]
  14. ALINE diz:
    Estou com 7 semanas de gestação e uma azia que não me deixa em paz! O que fazer para melhorar isso????
    Bjinhos!
  15. Adriele Santana diz:
    Estou com 6 meses e 12 dias, a ázia ataca sempre as 18:00 e leva até umas 4 á 5 da manhã, porem descobir algo que fez com que aliviasse 80% da dor, e muita melância gelada, e muito chiclete Trident de preferência nas horas vagas…o que não pode é o estômago ficar vazio, pois o ácido ataca direto se não estiver nenhum alimento. ( comida saudável )
  16. Thiago Pinheiro diz:
    Minha Esposa passou por isso…e ai vou deixar umas dicas

    O crescimento do seu bebê aumenta a pressão do útero sobre o estômago, gerando refluxo do conteúdo acidificado do estômago, o que provocava sintomas de queimação ou azia. É mais comum ocorrer após as refeições, a partir, dos últimos 3 meses de gravidez, quando o bebê está maior. Para aliviar estes sintomas:

    Não fique longos períodos sem comer;
    Mastigue bem os alimentos e coma devagar;
    Após as refeições, mantenha-se sentada e não se deite imediatamente;

    Abraços !!

  17. ENGEL diz:
    Olá queridas, estou morrendo de azia, primeiro eram os enjoos que quase morri hahha e agora essa maldita azia. Vou fazer algumas coisas aqui ditas como a cenoura e o leite e a pastilha. Espero que resulte, porque estou sempre mal e mal disposta não consigo dar carinho nem atenção ao meu marido… coitadinho dele. Bjx a todas!
  18. ENGEL diz:
    Este 5 mês esta a ser muito difícil para mim, muitas náuseas e muita saliva, sem falar da azia e a barriga dura com dores bem em baixo da bexiga quando ando. alguém pode me dar alguns conselhos? Estou perdida e o meu primeiro filho e não tenho experiência nenhuma. Obrigado!!
  19. Rebecka diz:
    Estou com 7 semanas de gestação,esse é meu segundo filho,e estou tendo muita azia,é insuportavel,num da vontade de fazer nada.
  20. Lulu leon diz:
    Estou com 12 semanas e os enjoos, refluxo, azia e salivação estão acabando comigo. Estava chupando gelo, mas não adiantou muito… Vou tentar o leite !
  21. Stefania diz:
    Me ajudem não aguento mais essa AZIA chego até a vomitar mais nada sai só um liquido amarelo e amargo amo estar gravida mais essa queimação está acabando comigo…SOCORROOOOO
    • chaienne diz:
      coloca uma colherinha rasa de bicabornato de sódio em 2 dedos d’agua e toma, PASSA NA HORA! tomo desde sempre e não faz mal para o bebê.
  22. luciana diz:
    estou de 9 semanas de gestação,estou sofrendo muitooo de azia também.principalmente a noite….gente é terrível..me deixa supr irritada e de mal humor.acabei de tomar um copo de leite gelado.acho q melhorou um pouco a sensação de bola de fogo na minha garganta.minha vó é portuguesa e faz vinagre de caqui estou tomando com um pouco de água,ajuda bastante tbm pois ele diz q é veneno contra veneno.espero poder ajudar bjsss a todas as gestantes!boa sorte <3
  23. Aline Delfino diz:
    Sofro MUITO com a queimação também, principalmente a noite. Eu não acreditei que iria melhorar até tomar, BICABORNATO DE SÓDIO!!! Realmente é um alívio instantâneo.
  24. LOURDES SILVA diz:
    Estou gravida da minha terceira filha. E cada gravidez foi com muita azia e enjoo. Estou entrando para o sétimo mês e com muita azia. praticamente tudo aumenta azia. Meu medico receitou Gaviscon depois das principais refeiçoes. Deu uma aliviada boa. mamão também ajuda bem.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>