As fases do parto


fases do parto

Acabada a gravidez, é chegado o parto, um dos momentos mais esperados.

O parto é dividido em três fases:

  1. dilatação,
  2. expulsão,
  3. dequitadura.

 

1ª fase do parto – Dilatação do colo do útero

A primeira fase é a fase de dilatação do colo do útero, marca o início do parto e é a fase mais prolongada, não se conseguindo prever, ao certo, a sua duração.

Esta fase inicia-se com o desenvolvimento das contrações. À medida que as contrações vão ficando mais intensas, mais regulares e mais dolorosas, também vão provocando modificações no colo do útero. A entrada do colo do útero vai-se dilatando aos poucos, até à dilatação completa.

A duração desta fase é muito variável, em todas as mulheres e em todas as gravidezes. Aquando da primeira gravidez, normalmente esta fase é mais demorada e à mulher grávida apenas resta ter paciência e aguardar o desenrolar de toda a dilatação. Já na segunda gravidez ou mais, este processo torna-se mais rápido.

2ª fase do parto – Expulsão

Esta segunda fase é mais pequena do que a primeira, uma vez que se inicia com o fim da dilatação e o nascimento do bebé.

É através das contrações uterinas e dos esforços expulsivos maternos que o feto vai descendo o colo do útero e percorre todo o caminho até ao exterior. Apesar de esta fase ser de relativamente pouca duração, ela é das mais importantes em todo o processo.

Esta fase é marcada por um misto de sensações, se por um lado a mulher está ansiosa para que corra tudo bem, por outro, ela está cada vez mais exausta e a necessitar de todo o apoio, quer seja do médico, das assistentes ou do acompanhante.

3ª fase do parto –  – Fase da dequitadura

A fase da dequitadura é a mais pequena de todas, trata-se apenas da expulsão de tudo o que já não é necessário, desde a placenta e de todas as membranas existentes, após o seu descolamento das paredes do útero.

Normalmente, este processo ocorre de forma natural e demora cerca de trinta minutos. No entanto, caso alguma das fases demore mais do que o previsto, todo o processo se vai desenrolar de forma mais lenta.

É de destacar que o parto do primeiro filho é sempre mais demorado do que o parto do segundo filho, no entanto com mais ou menos durabilidade, o que interessa é que todas as mulheres grávidas consigam ter o máximo de descontração e calma possível, de forma a que consigam dar uma resposta positiva e adequado às diferentes fases que marcam o final da gravidez e conduzem ao nascimento do bebé.

As fases do parto





  1 Comment

Uma Resposta para As fases do parto

  1. Gislaine diz:
    Achei muito interessante,em saber um pouco o que acontece quando a mulher vai p/hospital..Mas ao mesmo tempo estou com medo por ser minha primeira bebe,em sofrer muito com a dor,ja estou de 30 semanas,bjs a todas mamaes…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>