Alimente-se Bem e tenha uma Gravidez Saudável


Gravidez saudável

Durante a gravidez deve ter a preocupação acrescida em se alimentar bem. Não se trata de comer por dois, o importante é a qualidade das suas refeições para que possa manter uma gravidez saudável, assegurando as suas necessidades nutricionais e as do feto.

Esqueça a ideia de comer por dois, pense antes em comer bem por dois motivos: a sua saúde e a do seu bebé. É verdade que deve aumentar a quantidade das calorias na sua alimentação; mas durante a gravidez o seu organismo precisa, no máximo, de 350 calorias a mais por dia para que o bebé cresça e se desenvolva. Para o conseguir, deve manter uma alimentação variada e rica em frutas, verduras, leite e derivados, carnes magras e hidratos de carbono integrais, que asseguram todas as necessidades nutricionais desta fase.

No geral, a alimentação durante a gravidez está cercada de mitos. Além do de comer por dois, há quem acredite que, quanto mais a gestante engorda, melhor para o bebé. Nada disso! Engordar muito durante a gravidez é tão prejudicial como em qualquer outra fase da sua vida. Na verdade, o segredo para uma alimentação saudável é o mesmo de sempre: comer de tudo, sem exageros, respeitando a fome e enganando a gula. A regra de ouro é escolher bem os alimentos e comer na medida certa.

Nos primeiros três meses, a gestante precisa, em média, de 150 calorias a mais por dia. No segundo e no terceiro trimestres, entre 300 e 350 calorias calorias a mais. Estes são só valores de referência, pois cada mulher tem características únicas e, como tal, necessidades nutricionais distintas; tudo depende de como era a alimentação e o peso antes da gravidez, e de como se encontra em termos de saúde.

Na alimentação de uma grávida saudável o prato é variado e colorido. Todos os grupos alimentares devem constar na sua dieta diária: vegetais, frutas, legumes, hidratos de carbono, proteínas, gorduras e muita água.

Para garantir a boa disposição ao longo do dia e ajudar a combater problemas como náuseas, cansaço e azia, as refeições devem ser divididas entre as três principais: pequeno-almoço, almoço e jantar, fazendo pelo menos dois lanches entre elas.

Alimente-se Bem e tenha uma Gravidez SaudávelAlimentos industrializados, gorduras saturadas, fritos, excesso de café e de açúcar devem ser evitados a todo custo. Nem pensar em ingerir álcool durante a gravidez, pois prejudica o bebé. Em caso de dúvida, deverá sempre consultar o seu médico ou um nutricionista.

Ganhe peso com saúde

Mulheres obesas ou acima do peso, devem manter a dieta normal (e não aumentar o consumo de calorias), de forma a ganhar entre sete e nove quilos.O peso é um dos indicadores usados pelo médico para determinar se a gravidez é normal e saudável. O que decide quantos quilos você pode (e deve) ganhar ao longo dos nove meses é o peso que tinha antes de engravidar.

  • Quem estava em forma antes da gravidez, pode comer mais um pouquinho e aumentar entre nove e onze quilos.
  • As mulheres que se encontravam abaixo do peso considerado saudável para a sua altura, devem reforçar a alimentação e engordar por volta de 14 ou 15 quilos.

É claro que para quem espera gémeos, esses limites serão também alargados.

Não se trata de uma questão estética. Ganhar peso a mais ou a menos do que o recomendável durante a gravidez prejudica a saúde do bebé:

  • Mulheres muito magras que não se alimentam bem durante a gravidez podem ter filhos com problemas neurológicos, baixa imunidade e mau funcionamento de órgãos como os pulmões e o fígado.
  • Por outro lado, grávidas que engordam muito podem desenvolver obesidade, pressão alta, diabetes e ter filhos com tendência a serem sempre gordinhos. Uma avaliação nutricional no início da gravidez ajudá-la-á a compreender qual é o seu caso e qual a melhor dieta a seguir.

Se aumentar o peso devido durante a gravidez, terá voltado à sua forma antecedente até dois meses depois do parto. Além do bebé, que pesa em média 3,2 quilos, o útero fica com quase um quilo. A placenta pesa 600 gramas e, só de sangue e outros fluidos, engorda mais 3,6 quilos. Os seios maiores, por causa da amamentação, também aumentam um quilo na balança.

Uma alimentação saudável durante a gravidez é, pois essencial a mãe e para o bebé. Fazendo refeições repartidas e equilibradas e evitando o consumo de álcool, não só estará a prevenir-se de mal-estares comuns nesta fase como cansaço, azia e náuseas, como a zelar pela saúde do seu filho.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>