A Massagem Shantala
Shantala é um tipo de massagem milenar indiana, fortemente influenciada pelas tradições do Yoga e da Medicina Ayurvédica, que consiste num momento diário de afecto entre a mãe e o bebé.
Foi o Dr. Frederick Leboyer, um obstetra francês, que trouxe a técnica de massagem Shantala para o Ocidente depois de ter observado uma mulher numa calçada pública em Pilkhana, Calcutá, a massajar o seu bebé. O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem, a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala encantaram Leboyer.
O nome da mulher era Shantala, era paraplégica e estava numa associação de caridade. Leboyer pediu-lhe para a fotografar filmar; durante dias acompanhou a massagem que Shantala fazia ao seu bebé, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.
Em homenagem a essa mãe, Leboyer deu o nome daquela mãe (Shantala) à técnica de massagem em bebés. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma actividade que faz parte dos afazeres diários das mães.
Graças à descoberta de Leboyer e ao seu livro SHANTALA, massagem para bebés: uma arte tradicional, a Shantala tem-se tornado cada vez mais popular em todo o mundo e crescem as pesquisas científicas que comprovam os seus benefícios.
A Shantala deve ser feita num ambiente calmo, silencioso ou com uma música ambiente tranquila. A massagem implica uma sequência de toques efectuados no bebé com carinho, que fomenta o desenvolvimento emocional do bebé. Os movimentos devem ser feitos com firmeza, sempre feitos do centro para as extremidades ou de baixo para cima, aumentando naturalmente a pressão dos dedos. Deve-se começar sempre no lado esquerdo e acabar no lado direito, pois segundo a medicina oriental este é o sentido da energia no corpo humano.
Neste tipo de massagem é comum utilizar-se óleos vegetais puros e naturais ligeiramente aquecidos. O óleo funciona como um óptimo condutor de movimentos, evitando atritos na pele sensível do bebé.
No final da massagem, deve dar-se um banho ao bebé de modo a proporcionar a continuidade do efeito de relaxamento pretendido.
A Massagem Shantala aplica-se a recém-nascidos a partir de 1 mês de idade, podendo aplicar-se também aos bebés e a crianças.
De entre os vários efeitos da massagem Shantala, destacam-se os seguintes:
- Alívio de insónias;
- Equilíbrio energético;
- Melhoria da frequência cardíaca;
- Melhoria do funcionamento do aparelho locomotor;
- Melhoria das sensações de segurança e auto-estima;
- Redução de tensões e bloqueios;
- Relaxamento.
“Os bebés têm necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho; serem levados, embalados, acariciados, pegados e massajados”
LEBOYER









































