A Alimentação no 3º Trimestre de Gravidez


Alimentação no 3º Trimestre de Gravidez

No terceiro e último trimestre da gravidez, as necessidades nutricionais aumentam consideravelmente, devido grande ao crescimento do feto.

Apesar dos aportes nutricionais necessários nos últimos meses da gravidez, o apetite da grávida não aumenta muito, pois ela encontra-se mais cansada, descansa mais e, portanto, tem menos fome. Contudo, nem todas as mulheres reagem da mesma forma e, se não for o seu caso, deverá controlar o peso mais do que nunca, para não ter de enfrentar o parto com excesso de peso, o que poderia ser prejudicial para si e para o feto.

No terceiro trimestre de gravidez é também comum surgir anemia. É muito provável que o obstetra receite um suplemento de ferro, mas deve, apesar disso, tomar certos cuidados com a alimentação para se manter saudável e responder às suas necessidades nutricionais e às do bebé.

Cuidados a ter com a alimentação no terceiro trimestre:

  • Não ingira produtos lácteos após as principais refeições, pois o cálcio dificulta a absorção do ferro.
  • Coma regularmente pão, massas e arroz.
    Estes alimentos fornecem hidratos de carbono, nutrientes fundamentais para compensar o organismo quando há grande gasto energético, como é o que se passa na reta final da gravidez e parto.
  • Consuma fibras
    As fibras são essenciais para prevenir a obstipação e as hemorróidas, que costumam afetar a gestante na última fase da gravidez. Poderá encontrar as fibras nas frutas e verduras cruas, bem  como  nos  cereais integrais.
  • Beba bastante água.

Mantendo os cuidados necessários com a alimentação no decorrer do terceiro trimestre da gravidrez, conseguirá manter-se saudável, dentro dos limites normais do peso, ao mesmo tempo que responde às necessidades nutricionais do seu organismo e do seu bebé.





  No comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>