A Alimentação no 1º Trimestre de Gravidez


Alimentação no 1º Trimestre de Gravidez

Assim que a gestante engravida, o seu organismo entra numa fase de poupança: como o fornecimento adicional de nutrientes não tem logo início, visto que o apetite sofrerá as consequências da adaptação à gravidez (náuseas, vómitos, repulsa de determinados alimentos…), o corpo reserva uma parte desses nutrientes para o embrião. Para o conseguir, o organismo despende menos energia, daí a mulher cansar-se mais facilmente e ter muito sono ao longo do dia. As ancas, a barriga e as mamas serão os locais de armazenamento dos nutrientes acumulados pela gestantes nesta fase.

No fim do primeiro trimestre  da gravidez, a gestante terá ganhado entre 1.5 e 1.8 kg, mesmo que tenha comido menos que o habitual.

Esta primeira fase da gravidez é o momento ideal para estabelecer hábitos de vida saudáveis durante os meses que se seguem. Para manter uma alimentação equilibrada, há alguns cuidados que deve ter:

  • Antes de mais, há que prestar atenção à qualidade dos alimentos que ingere, independentemente da quantidade.
    Há alimentos que não devem faltar no regime alimentar da gestante – cereais (pão, massa, arroz), verduras e frutas, produtos lácteos e alimentos proteícos são indispensáveis no primeiro trimestre. As gorduras e os doces, por sua vez, devem ser reduzidos ao máximo.
  • Quando sentir fome, a grávida deverá comer um pouco mais, fazendo com que as calorias adicionais provenham de frutas ou verduras. Desta forma, a mulher conseguirá um aumento no fornecimento de vitaminas, tão importantes para o seu organismo.
  • As refeição deverão ser regradas, comendo várias vezes ao dia mas em quantidades reduzidas. No mínimo, a grávida deverá fazer 5 refeições: pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Antes de se deitar, deverá beber sempre um copo de leite morno, que assegurará o reforço recomendado de produtos lácteos.
  • Nas refeições principais deverá estar sempre incluída uma salada, assim como uma peça de fruta ou um sumo natural, ao pequeno almoço e no lanche da tarde. As fibras provenientes das frutas e legumes ajudam a  prevenir a obstipação.
  • Os alimentos deverão ser cozinhados de forma simples, reservando os doces e os fritos somente para ocasiões especiais.
  • O peixe tem de constar no regime alimentar da gestante, uma vez que contém ácidos gordos essenciais que intervêm na formação da retina e do cérebro do feto.
  • Deverá haver um controle constante do peso, a fim de não haver um aumento excessivo ou demasiado baixo ao longo deste primeiro trimestre.





  1 Comment

Uma Resposta para A Alimentação no 1º Trimestre de Gravidez

  1. Elidia diz:
    Adorei essas dicas, vou procurar implementar. Bjs

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>