Cuidados de Nutrição durante a Gravidez


alimentação durante a gravidez

Durante a gravidez, há determinado nutrientes que não podem faltar na alimentação da grávida, atendendo às necessidades nutricionais e benefício para a  sua saúde e a do bebé.

Vejamos em pormenor cada um dos grupos nutricionais e a importância que têm na saúde da mulher, assim como na formação e desenvolvimento do feto.

  • Proteínas
    As proteínas desempenham um papel importante na formação da placenta, sendo responsáveis por construir os tecidos do organismo, tanto da mãe como do bebé. Por isso, deverá aumentar sua ingestão durante a gravidez. Carne, leite (e seus derivados), ovos e soja são alguns exemplos de alimentos ricos em proteínas.

  • Hidratos de Carbono
    Os hidratos de carbono fornecem a energia necessária para o organismo efetuar qualquer atividade. Encontram-se, por exemplo, no arroz, massas, pão, cereais, batatas e frutas.
    Das seis refeições que a grávida deve fazer ao longo do dia, pelo menos quatro devem conter algum tipo de hidratos de carbono. Caso haja falta deste nutriente, o organismo terá de ir buscar a energia de que precisa a outros alimentos/nutrientes, podendo revelar-se prejudicial para a saúde da mulher. Por exemplo, ao obter energia através das proteínas, a gestante acaba por perder massa muscular (massa magra do corpo).
  • Vitaminas e sais minerais
    Formando o grupo dos micronutrientes, as vitaminas e sais minerais são encontrados nas verduras, frutas e legumes.necessidades nutricionais da grávida

    • Vitamina A
      A vitamina A revela-se importante na formação e manutenção da placenta. Também ajuda a manter a imunidade da mãe, garantindo o bom desenvolvimento do feto. É encontrada, entre outros alimentos, na cenoura, na manga, na abóbora, nos espinafres e no agrião.
    • Vitamina C
      A vitamina C (ou ácido ascórbico) ajuda na produção de colágeno – substância que dá firmeza à pele. Encontrada em frutas como a laranja, limão, morango e goiaba, e também nas folhas verdes e batata. Além de seus próprios benefícios, a vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro de origem vegetal, podendo ser ingerida em sumos ao pequeno-almoço e lanche ou como acompanhamento das principais refeições do dia. 
    • Ácido Fólico
      O ácido fólico é recomendado às mulheres que planeiem uma gravidez ou que estejam no início da gestação, uma vez que ajuda na construção do sistema nervoso do feto, para lém de colaborar na divisão celular no momento da formação do embrião e dos anticorpos do bebé. Daí esta vitamina ser tomada, além da ingestão directa através dos alimentos, como suplemento alimentar (somente sob indicação médica). O ácido fólico encontra-se em alimentos o espinafre, feijão e laranja.
    • Ferro
      Este mineral está presente na hemoglobina (proteína que faz o transporte do oxigénio no sangue) e não pode de forma alguma faltar no organismo da gestante. Além de favorecer o crescimento do feto, o ferro aumenta a imunidade, evitando um parto prematuro.
      O ferro encontra-se em verduras, grão, lentilha, feijão, banana e carnes vermelhas (sobretudo no fígado de boi).
    • Cálcio
      O cálcio encontra-se no leite, iogurte, queijo, salmão, sardinha, figos secos, couve e espinafres. É um micronutriente indispensável no terceiro trimestre de gravidez. O cálcio é fundamental na formação dos ossos, evita um parto prematuro, uma vez que ajuda a que as contracções do útero estejam controladas até à data do nascimento, e evita que a mãe sofra de pressão alta na fase da amamentação.
      É recomendável não ingerir qualquer tipo de cafeína depois de comer um alimento rico em cálcio, uma vez que esta reduz a absorção do nutriente pelo organismo.

Atenção aos excessos!

O fígado de boi é um alimento rico em diversos nutrientes. No entanto, o seu consumo tem de ser doseado, não devendo ser ingerido mais de duas vezes por semana já que, devido à diversidade de vitaminas e sais minerais que contém, o seu consumo elevado pode ser prejudicial à saúde da mulher. A vitamina A, por exemplo, se ingerida em grandes quantidades, pode provocar malformação do feto.

O ideal será definir, com a supervisão do seu médico, um plano de nutrição saudável atendendo às necessidades próprias da gravidez.





  1 Comment

Uma Resposta para Cuidados de Nutrição durante a Gravidez

  1. Como ganhar massa muscular diz:
    Excelente artigo, muitos parabéns por ser tão completo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>